Atenção! O Google excluirá contas inativas que não foram usadas ou conectadas nos últimos dois anos. A ação é resultado de uma atualização da política de segurança da Big Tech. Portanto, desde já, caso você se recorde de seu e-mail, busque recuperar para não ter sua conta excluída ou vá atrás de mais informações.
Veja também: Perdeu o celular? Função do Google Maps te dá a ‘localização’ do aparelho
Google excluirá contas inativas; veja os detalhes
A princípio, a Big Tech está notificando os usuários sobre essa mudança para que eles possam evitar que suas respectivas contas não sejam excluídas sem o conhecimento.
Em um momento anterior, foi dito que, antes de excluir as contas, seriam enviadas várias notificações ao longo dos meses anteriores à exclusão. Elas seriam enviadas tanto para o e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação, caso tenha um configurado.
A empresa começará a excluir contas a partir do dia 1⁰ de dezembro de 2023. Lembre-se desta data. Assim sendo, até lá você tem a oportunidade de recuperar seu acesso.
A nova política do Google está motivada por razões de segurança, que visam diminuir os riscos associados às contas menos protegidas. Sobretudo, a empresa afirma que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de terem a configuração de autenticação de dois fatores ativa.
Ou seja, as contas inativas são mais vulneráveis a hackers, que podem usar as suas informações para aplicar golpes, como roubo de identidade e envio de spam. Contudo, a exclusão de contas inativas ajudará a reduzir os riscos associados aos tipos de ataques mencionados.
Vale ressaltar que o conteúdo armazenado no Google WorkSpace será afetado, como serviços do Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda e também o Google Fotos.
Além disso, o Google garante que a sua política de segurança se aplicará somente a contas pessoais e não afetará contas de organizações como escolas ou empresas.
Como posso manter a conta ativa?
Para que sua conta seja considerada ativa, você precisa fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos. Conforme a publicação no blog da empresa, se você fez login ou em algum de seus serviços, sua conta será considerada ativa e não será excluída.
Por fim, caso você tenha uma assinatura existente configurada por meio de sua conta Google, como o Google One, uma publicação de notícias ou um aplicativo, a Big Tech também considera essa uma atividade e sua conta não será afetada.