Existem inúmeros germes no vaso sanitário do seu banheiro, e acredita, elas também podem estar presentes nos seus panos de prato. Parece assustador, mas essa observação foi feita por cientistas em análises laboratoriais. Essa descoberta é capaz de mudar o hábito de milhões de brasileiros. Afinal, ninguém quer ficar suscetível a contaminações que devem ser evitadas com cuidados simples.
Veja também: Revelado o truque dos melhores hotéis para limpar a cama: adeus, ácaros e bactérias!
Bactérias fecais em pano de prato? Entenda
É surpreendente, mas estudos realizados pela Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, revelaram que o pano de prato pode ser contaminado por bactérias fecais. Esses microrganismos se assemelham àqueles encontrados no vaso sanitário.
Em uma análise, foi constatado que aproximadamente 27,5% dos panos de prato testados continham a bactéria E.coli. Esse alto grau de contágio por coliformes é um alerta para as famílias repensarem os seus métodos de limpeza.
Os panos de prato concentram muitos germes
Conforme foi observada na experiência, o tecido acaba concentrando muitos germes, porque são propícios para sua proliferação. Eles entram em contato direto com alimentos, resíduos de cozinha e umidade.
Desse modo, proporciona condições favoráveis para o crescimento bacteriano, que por sua vez resulta em doenças virais. Em determinados casos, ocorrem infecções no trato urinário, gastroenterite e até agravamento de quadros respiratórios.
O que pode ajudar a secar a louça de forma segura?
Uma dica para garantir uma secagem segura é permitir que os utensílios de cozinha sequem completamente ao ar livre. Portanto, deixe todos os garfos, pratos e panelas em cima de um escorredor, evitando problemas de saúde.
Se você estiver com pressa e pretende evitar o acúmulo de objetos em cima da pia, priorize materiais descartáveis. Nesse sentido, há toalhas descartáveis de papel e microfibra, que facilitam a secagem sem comprometer a segurança alimentar.
Agora que você já sabe que os panos de pratos tendem a acumular bactérias iguais às do banheiro, procure outras alternativas de higienizar a sua cozinha.