Já ficou se perguntando se você deveria ter apresentado a declaração de Imposto de Renda, mas não apresentou? A Receita Federal anunciou o lançamento de um novo serviço que promete ajudar os contribuintes menos organizados.
Leia mais: Aconteceu! Reforma Tributária é aprovada em 2º turno na Câmara; veja o que muda
A plataforma informará se o cidadão deixou de entregar alguma declaração de IR, seja de 2023 ou de anos anteriores. A consulta está disponível a partir desta sexta-feira (7).
Consulta de pendências
A consulta pode ser feita no site da Receita, no portal e-CAC ou no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS. É necessário ter uma conta no portal gov.br para acessar o serviço.
Caso alguma declaração esteja faltando, o contribuinte verá o termo “omissas”. É possível verificar a situação de cada ano em que consta a omissão clicando em “consultar os motivos da omissão” ou “preencher a declaração”.
O cidadão poderá preencher os documentos em atraso, inclusive utilizando a declaração pré-preenchida. Por exemplo: caso o declarante tenha recebido algum rendimento acima do estabelecido, as informações omitidas serão apresentadas pela Receita no sistema, facilitando o preenchimento.
O envio das declarações atrasadas é importante porque evita problemas, já que o CPF do contribuinte pode ficar “pendente de regularização” quando ele deve alguma prestação de contas.
No mesmo portal, também há como consultar a situação da declaração do IR 2023 e verificar se existe alguma eventual pendência, se ela caiu na malha fina ou se está aguardando a restituição.