O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que cerca de 150 mil beneficiários foram deixados de fora da revisão do Artigo 29. Em outras palavras, isso quer dizer que muitos segurados podem ter direito a valores devidos pelo INSS, mas ainda não receberam um real. Sendo assim, veja se este é o seu caso e saiba como confirmar.
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O erro ocorreu entre os anos de 2002 e 2009, durante o cálculo do auxílio para aposentados e pensionistas por incapacidade. Nesse período, alguns segurados deixaram de receber os valores que tinham direito e, agora, podem ter essa quantia garantida. Veja detalhes ao longo do texto de como verificar a possibilidade de recebimento.
Valores devidos pelo INSS
Segundo o instituto, os segurados que podem receber os valores devidos são aqueles que, no passado, deixaram de receber as quantias corretas e precisam ter o direito garantido. Para chegar ao resultado da quantidade exata de segurados, o INSS revisou a situação de mais de 500 mil pessoas.
O instituto está em dívida com muitas delas. Hoje, há um total de 150 mil beneficiários.
Segundo a autarquia, no caso de falecimento do titular do benefício, os herdeiros ou dependentes podem receber os valores. Para isso, os interessados devem solicitar a correção do valor. O processo de reconhecimento do direito dos beneficiários quanto aos valores devidos pelo INSS só aconteceu depois de uma ação do Ministério Público Federal e do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.
Por isso, para ter acesso aos valores garantidos, os segurados devem fazer o pedido de revisão por meio do aplicativo do INSS. Essa é a oportunidade para recuperar os valores que ficaram “perdidos” por tanto tempo.
Sendo assim, os 150 mil beneficiários podem receber o dinheiro que, de acordo com o INSS, pode representar um erro de 20% do cálculo médio salarial, que resultou no recebimento de um valor inferior ao que era de direito.
O instituto repassou os valores para a maior parte dos segurados em maio do ano passado, mas muitos deles ainda não receberam a quantia. Para quem está nessa situação, a orientação é entrar em contato pelo aplicativo Meu INSS e fazer o pedido em questão.