Poucas pessoas já prestaram atenção em um botão nos carros que podem tirar os motoristas de situações complicadas. Alguns carros são equipados com um botão conhecido popularmente como “botão do pânico”. Essa nova tendência aumenta a segurança veicular, podendo ser instalado por empresas especializadas.
Veja também: 8 segredos que o botão de volume do iPhone esconde, mas pouca gente sabe.
Dessa forma, a utilidade do botão se assemelha com o famoso quarto do pânico nas residências nos filmes mais famosos de terror. Ao se deparar com uma situação de emergências, como a ação de criminosos, o motorista poderá apertar esse botão. Por meio dele, um tipo de socorro irá ser direcionado para a localização de veículo.
O botão é ofertado por empresas que são especializadas em rastreamento veicular. Assim, o acessório costuma ser vendido exclusivamente para clientes corporativos, como empresários, executivos de grandes empresas e também frota de veículos.
Botão não deve ser utilizado indevidamente
De acordo com Fernando Correia, coordenador de operações da Ituran Brasil, empresa que oferta o serviço, essa “é uma solução disponível para frotas corporativas. Normalmente, as empresas utilizam para veículos de alto valor e, normalmente, executivos sujeitos a situações de emergência”.
Com isso, o botão poderá ser instalado em conjunto com o rastreador. No entanto, vale ressaltar que essa localização de dentro do veículo irá variar de acordo com o cliente, não devendo ser divulgada para outros fins. A empresa afirma que o botão não deverá ser utilizado para testes, visto que o uso indevido da ferramenta poderá ocasionar em multas.
Como funciona o novo botão?
Ao contratar o serviço, o cliente deverá informar contatos de emergência, incluindo o seu próprio celular. Quando o botão é acionado, um sinal é emitido na central de controle da companhia contratada. Logo em seguida, um atendente da companhia tenta entrar em contato com o cliente pelo telefone.
Caso a chamada seja atendida, o profissional da empresa irá fingir se tratar de uma ligação para confirmar um compromisso marcado. Em contrapartida, se o telefone não for atendido ou se a ligação for direcionada para a caixa postal, uma equipe especializada da empresa será acionada.
Além disso, outras equipes, como a polícia, poderá ser mandada para a localização do cliente. Por esse motivo, as empresas afirmam a importância de contratar o “botão do pânico” junto ao rastreamento veicular. Por fim, a forma de atuação das equipes irá variar de acordo com o caso, sempre priorizando a segurança do cliente.