Na hora de escolher um destino para uma viagem internacional, muitas pessoas levam em consideração o quão seguro um país é para os turistas. Dessa forma, o ranking Global Peace Index (GPI), conhecido também como Índice de Paz Global, estabelece quais são os países mais seguros em todo o mundo. São levados em consideração os níveis de conflito, criminalidade, insegurança socioeconômica, entre diversos outros fatores.
Leia mais: Pense bem: se você visitar estes 8 países, diga adeus ao visto para os EUA
Pelo 16º ano consecutivo, a Islândia continua ocupando o primeiro lugar do ranking, tendo a menor nota de zero a cinco pontos. Ou seja, quanto menor a nota, mais seguro é o país no ranking. Assim, o país nórdico conseguiu a nota de 1,124 devido ao bom desempenho em suas áreas de militarização, atuação em conflitos em andamento e a segurança de seu domínio.
Mesmo com problemas, Islândia permanece no topo da lista
Esse foi o primeiro ano em que o instituto responsável pelo estudo detectou atividade terrorista dentro do país. Isso ocorreu após a prisão de quatro indivíduos que organizavam um atentado contra o Parlamento. Além disso, os índices de homicídio também cresceram na Islândia, porém não o suficiente para tirar sua liderança.
Contudo, a Islândia não está sozinha quando o assunto é diminuição no nível de segurança. De acordo com o Institute of Economics and Peace (IEP), o mundo está menos pacífico em 2023 pela 13ª vez nos últimos 15 anos. Assim, houve uma perda de segurança de 0,42% em média, com o índice de paz melhorando em 84 países e caindo em 79.
Dessa forma, o país que mais teve queda em sua segurança em 2023 foi a Ucrânia, perdendo 14 posições no ranking e atingindo a nota 3,043. A situação ocorreu devido à invasão pela Rússia. Porém, o pais mais inseguro do mundo continua sendo o Afeganistão, posição ocupada pelo oitavo ano consecutivo. O país asiático possui a nota de 3,448.
E o Brasil?
Ao contrário da Islândia, o Brasil está entre os países mais inseguros do mundo. Dos 163 países estudados, o Brasil ocupa a 132ª posição, com uma nota de 2,462. Com isso, o território brasileiro continua sendo um dos mais perigosos da América do Sul, ficando atrás somente da Venezuela e da Colômbia.
Em contrapartida, o país mais seguro do continente é o Uruguai, que ocupa o 50º lugar global, com nota de 1,798. Desse modo, um dos maiores problemas do Brasil, de acordo com o IEP, é a segurança da sociedade e do território. Nosso país conseguiu ser ainda mais perigoso que a Ucrânia, que está em guerra.
Os 10 países mais seguros
Por fim, os 10 países mais seguros, de acordo com o ranking do IEP, são:
- Islândia;
- Dinamarca;
- Irlanda;
- Nova Zelândia;
- Áustria;
- Singapura;
- Portugal;
- Eslovênia;
- Japão;
- Suíça.