scorecardresearch ghost pixel



ChatGPT será a ‘cereja do bolo’ para conquistar a vaga dos sonhos; está pronto?

Empresas estão buscando profissionais que tenham experiência com essa ferramenta e saibam utilizá-la de forma eficiente.



A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma presença cada vez mais marcante no mundo do trabalho, trazendo consigo uma série de avanços e possibilidades. Dentre eles, destaca-se o ChatGPT, um chatbot desenvolvido pela OpenAI que vem ganhando popularidade desde o seu lançamento em novembro de 2022.

Leia mais: Ameaça digital: 5 profissões que podem ser dizimadas pela Inteligência Artificial

Debate sobre a integração da IA nas atividades profissionais tem se intensificado

Nos Estados Unidos, as habilidades relacionadas ao ChatGPT já estão sendo requisitadas por empresas, e essa tendência começa a se manifestar também no Brasil. Companhias estão buscando profissionais que tenham experiência com essa ferramenta e saibam utilizá-la de forma eficiente.

Uma pesquisa realizada pela plataforma ResumeBuilder nos Estados Unidos, que entrevistou mais de 1.000 líderes empresariais, revelou que a maioria dos contratantes estava em busca de profissionais com conhecimentos no ChatGPT. Além disso, a plataforma de aprendizagem on-line Udemy registrou um aumento significativo no consumo de conteúdos relacionados ao ChatGPT em sua plataforma corporativa.

Demanda no Brasil

Embora a demanda por profissionais com habilidades nessa ferramenta ainda seja incipiente no Brasil, já é possível encontrar requisitos relacionados a essa tecnologia em algumas vagas de emprego.

Segundo a Gupy, plataforma de empregos que atende mais de 3 mil empresas com vagas abertas, são menos de 10 vagas por mês que pedem essa habilidade, de um total de 60 mil. Desde fevereiro de 2023, quando o ChatGPT apareceu pela primeira vez como requisito, 14 organizações buscaram profissionais com esse conhecimento. A plataforma também informou que a procura por essa competência se mantém estável desde então, mas deve ganhar mais espaço.

“Acreditamos que é possível que as empresas cada vez mais contem com funcionários que saibam utilizar ferramentas como o ChatGPT para otimizar funções diárias e, com isso, ter mais produtividade, mesmo que isso não se reflita diretamente em descrições de vagas no curto prazo”, avalia Guilherme Dias, cofundador e diretor da plataforma de recrutamento e seleção,

Profissões em alta

É importante ressaltar que a familiaridade com o ChatGPT é apenas uma das várias competências que têm se tornado relevantes no contexto da inteligência artificial no mercado de trabalho. Profissões ligadas à ciência de dados, machine learning, análise de dados e business intelligence também estão em alta demanda.

Diante desse cenário, é fundamental que os profissionais estejam atentos às tendências e busquem se atualizar constantemente. Já existem cursos e treinamentos disponíveis para aqueles que desejam adquirir conhecimentos no ChatGPT e em outras ferramentas de inteligência artificial.




Voltar ao topo

Deixe um comentário