Já imaginou como o nascer e o pôr do sol podem impactar a nossa saúde mental? Um estudo investigou exatamente isso. Publicados no Journal of Environmental Psychology, a pesquisa foi intitulada “Além do pensamento do céu azul: padrões diurnos e fenômenos meteorológicos efêmeros impactam avaliações de beleza, admiração e valor em paisagens urbanas e naturais (em tradução livre)“e realizada pelos pesquisadores Alexander Smalley e Mathew White, da renomada Universidade de Exeter, no Reino Unido.
Leia mais: Se sua vitamina D estiver baixa, você poderá sentir estas 5 coisas
A metodologia utilizada consistiu em apresentar cuidadosamente a 2.500 participantes uma série de imagens de ambientes urbanos e naturais. A ideia era avaliar como as pessoas reagiam diante de cenas que envolviam o mágico crepúsculo. E o resultado foi: consideraram essas paisagens simplesmente deslumbrantes, muito mais do que em qualquer outro momento do dia.
Os pesquisadores notaram que essa sensação tinha o poder de melhorar o humor, o comportamento social e as emoções positivas dos participantes, algo extremamente valioso para promover o bem-estar geral.
Eventos naturais raros
E não para por aí! Os cientistas também exploraram outros eventos naturais raros, como arco-íris, tempestades e um céu estrelado iluminado pela lua. E adivinhe só? Esses elementos também tiveram um impacto significativo na forma como os participantes avaliaram os ambientes apresentados, proporcionando experiências únicas e encantadoras.
Ao serem questionados se estariam dispostos a pagar para vivenciar essas cenas na vida real, os entrevistados mostraram-se abertos a investir até 10% a mais para presenciar o nascer do sol, em comparação com um céu azul comum. Essa descoberta revela que esses momentos possuem um valor emocional semelhante a características permanentes, como lagos pitorescos ou edifícios históricos.
Com base nessas revelações, o pesquisador Smalley sugere que incluir esses eventos naturais em nossa rotina pode ser uma verdadeira “prescrição verde” para cuidar da nossa saúde mental.
“Nossa pesquisa indica que acordar um pouco mais cedo para o nascer do sol ou marcar uma caminhada para ver o pôr do sol pode valer a pena o esforço. O fator ‘uau’ associado a esses encontros pode ser pequeno, mas traz solavancos significativos em sentimentos de beleza e admiração, o que poderia, por sua vez, ter impactos positivos para o bem-estar mental“, relata o cientista.
Esse estudo nos mostra que a natureza possui um poder transformador em nossas vidas. Aproveitar esses momentos nos conecta com a beleza ao nosso redor e nos proporciona uma nova perspectiva sobre o mundo. Então, que tal dar uma pausa na correria do dia a dia e se permitir desfrutar dessas maravilhas naturais?