CPF na nota em 2023: aumenta o score? Veja se ainda vale a pena

Quem deseja melhorar o score deve entender de vez que o CPF na nota não é diretamente a melhor opção. Entenda por quê.



Após fazer alguma compra, você foi certamente questionado pelo atendente sobre informar o CPF na nota fiscal, certo? O fornecimento do dado é opcional e cabe ao consumidor decidir se deseja ou não indicar o número do documento. Agora, há um aviso geral para os brasileiros que sempre pedem para colocar o CPF na nota. Veja qual é.

Leia mais: Dívida com mais de 5 anos na Serasa deixa de existir? Lei é clara quanto a isso

Algumas pessoas que estão com muitas dívidas pensam que, ao colocar o CPF na nota, elas podem conseguir melhorar o score de crédito do Serasa. Infelizmente, para a tristeza de muitos, isso não tem impacto direto nenhum na pontuação em questão. As informações foram confirmadas pela própria Serasa.

Aviso geral sobre o CPF na nota

Ao colocar o número do documento na nota, a única coisa que acontece é que os brasileiros podem se beneficiar de alguns programas estaduais que oferecem sorteios, dinheiro de volta e até abatimento de impostos.

É o caso, por exemplo, do Programa Nota Fiscal Paulista, de incentivo fiscal. Por ele, ao informar o CPF, o consumidor consegue acumular créditos que podem ser usados para abatimento no pagamento de impostos, como o IPVA. Inclusive, pode até mesmo receber algum dinheiro de volta.

Em outras palavras, esta é uma maneira de aproveitar os benefícios dos programas estaduais e exercer a cidadania fiscal, contribuindo para que a economia fique mais transparente e justa. Quem está no vermelho deve saber: indicar o CPF na nota não ajuda em nada no score. Se a sua intenção é melhorar o crédito, o mais indicado é se organizar para pagar as contas em dia, evitar acumular novas dívidas e ter o cuidado de sempre gastar menos do que recebe.

Estes são os principais caminhos para sair da inadimplência e manter uma boa pontuação no score da Serasa, que vai facilitar o seu acesso aos empréstimos, cartões de crédito e outros serviços financeiros no mercado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário