A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) aponta que a venda de carros usados não para de crescer no país. Para se ter uma ideia, 1.039.256 unidades foram vendidas em território nacional somente em abril. Consegue imaginar quantas vendas terão sido feitas até dezembro?
Leia mais: Após descontos dos carros, Lula sugere incentivos para ESTE setor
No mesmo mês, em 2022, 940 mil carros foram comercializados. O aumento foi de 10,7%. E com a tendência de os carros zero quilômetros estarem disponíveis no mercado com os preços lá em cima, o esperado é que a indústria dos modelos usados ganhe ainda mais destaque.
Quem pretende comprar um modelo precisa ficar atento para não fazer um negócio ruim. Apesar de alguns veículos chamarem atenção, não só por suas características como também pelo custo-benefício, é importante realizar uma pesquisa minuciosa para não comprar um carro barato que, no final, pode fazer o bolso ficar mais leve.
Conforme lista elaborada pelo portal Autopapo da Uol, há alguns modelos cuja orientação em relação a eles é passar longe para não enfrentar dores de cabeça. Confira a lista:
- Volkswagen Fox 1.0 VHT;
- Fiat Toro 1.8;
- Citroën C3 1.5;
- Mitsubishi L200 2.5;
- Ford com Powershift.
Por que os modelos não são considerados uma boa opção de usado?
Segundo o portal, o Volkswagen Fox 1.0 VHT apresenta vantagens, como o baixo consumo de gasolina, mas o desempenho foi motivo de diversas reclamações que o carro recebeu, justamente por ser um modelo pesado. Já o Fiat Toro 1.8, não é considerado uma boa alternativa pelo consumo alto e pelas altas rotações do motor, combinadas com peso elevado da picape.
O Citroën C3 1.5 também é um que pode ser retirado da lista de opções de compra de usado, pois ele costuma apresentar problemas crônicos. O Mitsubishi L200 2.5 também pode deixar o condutor na mão por causa da sua tendência de superaquecer e de empenar o cabeçote. Por fim, um barato que pode sair caro é o Ford com Powershift. Isso, devido ao câmbio problemático que já rendeu processos contra a Ford.