De fora, mas famosos no Brasil: 5 sobrenomes marcantes e suas origens

Alguns dos sobrenomes bem populares no nosso país vieram de outros povos, alguns bem distantes daqui. Veja o significado de alguns deles.



Há várias maneiras de descobrir a popularidade de um sobrenome. Além de notar a quantidade de pessoas ao seu redor com a mesma assinatura, você também pode fazer pesquisas, acompanhar sites de genealogia e outros caminhos seguros para uma ótima experiência de descoberta. Veja cinco sobrenomes bem populares no Brasil.

Leia mais: Você tem origem grega e não sabe: 10 sobrenomes são a prova viva disso

A questão da popularidade de um sobrenome varia bastante ao longo do tempo. É preciso considerar também a extensão territorial do Brasil, que faz com que determinado nome de família seja mais comum em algumas regiões e culturas do que em outras partes do mapa, mostrando mais uma vez a força da nossa diversidade.

Sobrenomes populares

Muitos deles que ainda hoje são vistos em várias partes do país foram trazidos por imigrantes durante o processo de colonização e também ao longo de toda a história. O Brasil é um lugar que sofreu a influência de várias culturas, de vários povos, que deixaram por aqui muito mais do que o sobrenome para os seus descendentes.

De toda forma, alguns deles se tornaram amplamente populares. Ainda hoje, eles são vistos em muitas famílias brasileiras. Entre os mais populares nos cartórios, estão:

Garcia: é um sobrenome ibérico de origem incerta, que pode significar “urso” ou “penhasco.”

Torres: o nome espanhol toponímico está relacionado a edifícios elevados e ainda é muito presente no Brasil.

Galhardo: tem origem espanhola e significa “elegante” ou “vigoroso”.

Batista: é um sobrenome de origem religiosa, pois está relacionado ao pregador São João Batista.

Klaus: pode parecer menos comum, mas esse nome alemão patronímico é derivado do nome Nikolaus. Ele significa “vitorioso do povo” e está associado ao Papai Noel.

Se você tem curiosidade sobre a origem do seu sobrenome, você encontra vários sites de genealogia na internet que podem apontar informações precisas, inclusive quanto à frequência do registro de um sobrenome em determinada região ou país. Isso vai te ajudar a conhecer um pouco mais sobre as suas origens.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário