A onda dos assistentes virtuais criados com base na inteligência artificial (IA) chegou ao aplicativo de mensagens preferido dos brasileiros: o WhatsApp. Na última quarta-feira, 19, a empresa lançou no país o chatbot LuzIA, um serviço gratuito capaz de transcrever áudios e até mesmo de criar imagens na plataforma.
Leia mais: ChatGPT vs Bard: afinal, vale mesmo a pena usar a IA do Google?
Desde o lançamento, o recurso tem gerado confusão entre os usuários quanto à sua denominação. A ferramenta foi batizada com um nome humano, mas que faz referência à tecnologia, pois a palavra termina com “IA”, assim, ela é chamada de “LuzIA”. Apesar disso, os internautas estão pesquisando pela assistente “Luiza”.
Entenda melhor ao longo do texto.
Usuários estão se confundindo com nova inteligência artificial do WhatsApp
Segundo as informações divulgadas pelo portal TechTudo, o Google Trends, que mostra os termos mais buscados do momento, registrou um aumento das pesquisas do termo “Sou Luiza”, que foi crescendo exponencialmente desde que a novidade foi liberada. Após a ferramenta ser disponibilizada, a plataforma do Google contabilizou um aumento nas pesquisas acerca do termo.
Certamente, isso deve ter ocorrido devido à semelhança entre os nomes, o que pode ter gerado a confusão entre os usuários. Desse modo, é provável que muitos buscaram pela nomenclatura, esperando encontrar mais detalhes sobre a novidade do WhatsApp, a LuzIA. É por isso que o Google Trends apontou que as buscas por “Sou Luiza” experimentaram um repentino crescimento na última semana. O pico se deu no domingo, 23.
Como funciona o chatbot?
O mecanismo está disponível para aparelhos Android e iOS, além de estar liberado também no Telegram. Os usuários precisam adicionar o número do chatbot na lista de contatos para assim começar a conversar diretamente no chat. Com o recurso, os usuários podem transcrever áudios, traduzir textos e realizar pesquisas.
O contato de LuzIA é +55 11 97255-3036, mas a conversa também pode ser iniciada pelo site www.soyluzia.com.
A nova ferramenta do WhatsApp oferece acesso ao machine learning, como o ChatGPT e Whisper AI. A ideia é garantir uma experiência simples para qualquer pessoa, simulando uma conversa com um contato.