Uma empresa indiana gerou polêmica ao substituir quase todos os funcionários por IA (inteligência artificial). A decisão tomada por Suumit Shah, fundador da Dukaan, de colocar chatbots no lugar de funcionários reais recebeu críticas e indignação do público.
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No Twitter, Shah alegou que a substituição melhorou a eficiência do atendimento ao cliente e otimizou o tempo de resolução de problemas. Mas a demissão de 90% da equipe do serviço de atendimento ao cliente da Dukaan em favor dos robôs não caiu nas graças do público.
A decisão de Shah ocorre em um momento em que muitos países estão discutindo como avançar com a IA, garantindo ao mesmo tempo a segurança dos consumidores. Há também preocupações sobre o impacto da tecnologia no mercado de trabalho, com o risco de deixar muitas pessoas desempregadas, especialmente no setor de serviços.
CEO tenta justificar troca de quase todos os funcionários por IA após críticas
Shah justificou sua decisão em uma série de tweets, mencionando que o serviço de atendimento ao cliente da empresa enfrentava problemas há muito tempo. Suas publicações receberam mais de um milhão de visualizações e muitas críticas. O empresário afirmou que demitir funcionários foi uma “decisão difícil, mas necessária”, considerando o estado da economia e a busca pela lucratividade.
O chatbot de atendimento ao cliente da Dukaan foi descrito pelo CEO como um assistente virtual que responde rapidamente e com precisão a todas as perguntas. Shah destacou que, “na era da gratificação instantânea, começar um negócio não é mais um sonho distante. Com a ideia certa, a equipe certa, qualquer um pode transformar os seus sonhos empresariais em realidade”.
As críticas dos internautas acusaram a empresa de não valorizar seus colaboradores, optando por um caminho que teria consequências implacáveis para a vida das pessoas e para o futuro do setor. O CEO rebateu, afirmando que a Dukaan continua contratando e tem vagas em aberto. Ele prometeu fornecer detalhes sobre as medidas de apoio aos trabalhadores por meio do LinkedIn.
Em março deste ano, o próprio o ChatGPT, atualmente a IA mais popular no mundo, listou 80 profissões que podem desaparecer com o avanço da inteligência artificial. A lista inclui aquelas que exigem habilidades de atendimento ao público. Além disso, um relatório do Goldman Sachs indicou que a tecnologia poderia substituir cerca de 300 milhões de empregos em tempo integral.