Devido à nova frente fria, que segue atuando sob a região Sul do País, os moradores dessa área terão um dia bastante gelado e seco. Por outro lado, o fenômeno segue avançando e pode acabar gerando chuvas irregulares e rápidas entre o norte catarinense e algumas áreas do Paraná. No entanto, os precipitados não terão grandes volumes, com menores chances de causarem transtornos.
Leia mais: De mudança: 5 capitais têm o menor custo de vida do Brasil
Já no Sudeste, a frente fria pode causar pancadas de chuva na faixa leste da região ao longo desta terça, 19. Contudo, os volumes não serão grandes, com os precipitados podendo ocorrer a qualquer hora do dia. Em contrapartida, o tempo firme irá marcar presença no oeste de São Paulo e no oeste e metade norte de Minas Gerais.
A mesma condição é esperada no Centro-Oeste, que segue sob o efeito de uma massa de ar seco que atua na região. Assim, mesmo com a previsão de tempo firme em grande parte da região, o Mato Grosso do Sul pode contar com chuvas isoladas em seu extremo sul, devido ao avanço da massa de ar polar.
E o Norte e Nordeste?
No Norte, o tempo firme também predomina no Acre, Rondônia, Tocantins, metade sul do Amazonas e metade sul do Pará. Além da falta de chuvas, o calor e o sol serão intensos nessas áreas. Na metade norte da região, chuvas rápidas e fracas poderão ser observadas pelos moradores, devido à presença de instabilidades tropicais.
O céu aberto será marcante também no Nordeste, predominando em grande parte da região. A exceção são as áreas mais próximas ao litoral, que devem contar com chuvas provocadas pela combinação entre calor e umidade. Pancadas isoladas e fracas podem ser registradas.
Previsão para os próximos dias
Com a intensificação da frente fria, geadas podem acontecer ao longo da semana no Rio Grande do Sul, com possibilidade de avançar até o sul de Santa Catarina. Assim, o frio continuará atuando em toda a região Sul. No entanto, o centro de alta pressão atmosférica começa a se deslocar para o oceano no meio da semana, fazendo com que o frio permaneça por bastante tempo.
Dessa forma, mesmo que a frente fria esteja afastada do oceano, ela deve manter as chances de chuvas, principalmente no leste do Sudeste. Porém, as chuvas deverão ser irregulares e fracas, com menores chances de transtornos. A exceção vai para o Rio de Janeiro nesta quarta (19), que deve registrar chuvas expressivas ao longo do dia.
Por fim, a metade norte do país será marcada por chuvas rápidas, intercalando com períodos de muito sol e calor, sem grandes acumulados.