Os usuários canadenses do Google vão notar uma mudança nos produtos da big tech que incluem o conteúdo ou links de notícias. Isso, porque a empresa decidiu não utilizar mais esse material em resposta a uma nova lei do Canadá, que exige das companhias de tecnologia o pagamento de uma taxa aos veículos jornalísticos.
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Google não hesita e impõe mudança
Essa alteração nas políticas segue uma medida similar que foi tomada anteriormente pela Meta, que também afetou o Facebook e o Instagram. Agora, os usuários não vão mais encontrar sites jornalísticos no navegador. Outras soluções, como Google Notícias e Discover, também serão impactados.
Os dados apontam que até mesmo o Google News Showcase, recurso que incentiva o acesso à informação e promove notícias locais, encerrará as suas atividades no país. E esta não foi uma decisão tomada sem planejamento, visto que a empresa iniciou os testes para colocar em prática a medida em fevereiro, época em que a lei ainda era alvo de discussão.
O que irá mudar quando a nova lei entrar em vigor?
A retirada dos conteúdos começará a ser viabilizada no mesmo momento que a lei entrar em vigor. Até o momento, a proposta já passou por aprovação do Senado do Canadá. A tendência é que a lei se torne válida em até seis meses.
Em publicação feita pelo Google, o presidente de relações globais da empresa, Kent Walker, destaca que a chamada “taxa de link” possibilita um “compromisso financeiro sem limites” e ainda gera um cenário incerto para os produtos da companhia. O executivo disse que a empresa não concorda com essa forma de apoio ao jornalismo, uma vez que os produtos das companhias poderiam mudar significantemente por causa dessa lei.
A ideia da Google era que essa taxa fosse repassada por conteúdo, não por links, mas a proposta não foi aceita pelos parlamentares. A Meta nem mesmo aguardou a lei entrar em vigor e decidiu, ainda na semana passada, retirar os conteúdos do Instagram e Facebook. Na Austrália, uma lei parecida foi elaborada, mas as gigantes da tecnologia fizeram acordos com as empresas jornalisticas para manter os conteúdos.