O pagamento por aproximação está caindo no gosto dos brasileiros. Ao menos é o que aponta a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, ao mostrar que 36% dos entrevistados do país estão usando um smartphone para pagar uma conta ou compra por aproximação. O número é maior em comparação com o do ano passado.
Leia mais: Relembre o passado! Como fazer uma viagem no tempo no Google Maps
Neste contexto, os consumidores podem contar com uma nova ferramenta, incluída nesse método de pagamento, que está prestes a ser lançada pela Google. Trata-se de pagamentos por aproximação com base na leitura de QR Code. A big tech escolheu o nosso país para testar a novidade. Confira mais detalhes ao longo do texto.
Como vai funcionar o pagamento por aproximação?
De acordo com as informações divulgadas pelo portal Exame, o recurso foi anunciado no evento Google for Brasil, no dia 27 de junho. Além de apresentar diversas novidades, mais detalhes sobre a funcionalidade foram reveladas. Essa forma de pagar visa alcançar aqueles usuários que não têm a tecnologia NFC em seus dispositivos.
O mecanismo pretende operar em celulares Android, nos quais os cartões de crédito e débito serão utilizados para concluir os pagamentos digitais. Todo esse processo vai contar com um código dinâmico que será destacado nas maquininhas de pagamento. Desse modo, basta fazer a leitura e… pronto.
Para isso, os cartões precisam estar registrados na Carteira do Google.
O presidente da companhia no Brasil, Fábio Coelho, declara que a ferramenta foi desenvolvida para ampliar os recursos de pagamento em território nacional, deixando todo esse processo ainda mais democrático. A intenção é que o serviço chegue à população de menor renda, pois parcela considerável dos brasileiros ficam de fora das novidades justamente por não ter aparelhos com tecnologia NFC, usada no pagamento por aproximação.
Com o novo sistema, os usuários poderão escolher entre pagamento à vista e parcelado. A transação irá liberar funções que deixam o processo mais seguro por meio de senhas ou biometria. A Carteira do Google, que será importante para a funcionalidade, também solicitará desbloqueios durante o pagamento para manter a segurança.