Inmet faz ALERTA: ciclone se forma NESTA quarta (26) com chuva forte

De acordo com a previsão do tempo, as rajadas de vento serão notadas pelos moradores da Região Sul ao longo desta quarta.



A formação de um novo ciclone extratropical irá causar chuvas intensas e tempestades no Rio Grande do Sul. Além disso, esse fenômeno vem acompanhado de uma frente fria, que conseguirá avançar por Santa Catarina e Paraná, levando consigo chuvas intensas. O ciclone irá causar também o aumento dos ventos na região costeira leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com ventos que devem chegar aos 75 km/h.

Leia mais: De surpresa! Abono salarial pode pagar BOLADA aos trabalhadores; como receber?

Um cavado presente na região Sul desde ontem (25) irá ganhar reforços nesta quarta (26), evoluindo para uma área de baixa pressão pela manhã, o que possibilita a formação do ciclone a tarde. Dessa forma, alerta para o Oeste, Sul, Campanha, região metropolitana de Porto Alegre e toda porção leste desde o sul até a região da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul.

Durante a tarde desta quarta (26), o ciclone começa a se afastar para o oceano, o que dá espaço para a frente fria começar a atuar na região. Com isso, chuvas mais intensas serão registradas em pontos de Santa Catarina e também no Paraná, com possibilidade de tempestades.

Chuvas e rajadas de vento

Já na quinta-feira (27), a frente fria continuará avançando pela costa da Região Sul. Ela levará consigo chuvas fracas entre o leste do Paraná e chegando até ao sul paulista. Assim, os moradores do leste de São Paulo devem receber chuva durante a tarde de quinta.

Em relação às rajadas de vento, o ciclone extratropical irá fazer com que os ventos sejam mais intensos no sul e na metade leste do Rio Grande do Sul. No entanto, essa condição deve se estender até a porção central de Santa Catarina, se intensificando na madrugada de quinta-feira.

Desse modo, a previsão indica que as rajas não irão trazer potenciais para transtornos, visto que sua velocidade máxima será de 75 km/h. Mas será necessário atenção durante a noite de quarta (26) e madrugada de quinta-feira (27). Por fim, o ciclone já estará bem afastado do território brasileiro na manhã de quinta, não causando mais riscos para a população.




Voltar ao topo

Deixe um comentário