Insalubre? Pesquisa denuncia queijos com sódio e gordura extra à venda

Apesar de apresentar vitaminas e proteínas, algumas marcas oferecem opções com bastante gordura e sódio, que ultrapassam o limite recomendado para consumo.



O queijo é um dos alimentos mais populares no mundo todo. Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq) apontou que o consumo médio per capita de queijos no Brasil é de cerca de 5,6 kg/ano. Em outros países, como a Argentina, o consumo é ainda maior: cerca de 12 kg per capita/ano.

Leia mais: Alerta! Pesquisa denuncia 26 celulares com reconhecimento facial inseguro

É quase impossível negar que o item é um dos favoritos da população, mas será que é um alimento saudável? Embora o queijo seja rico em vitaminas, proteínas e cálcio, o item também pode ser recheado de gordura e sódio. Ao menos, é o que aponta a pesquisa de qualidade da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).

A instituição realizou um estudo com 49 marcas de queijos gorgonzola, além do coalho, ralado e processado para fondue. Confira ao longo do texto o que foi descoberto sobre eles.

Quais são as marcas de queijos com mais gordura e sódio?

Conforme ressalta a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de um consumo de 22 g de gordura saturada por dia; contudo, o levantamento revelou que os produtos têm bastante gordura e que o sódio estava acima do indicado no rótulo, sem contar os casos de bactéria, que também ultrapassam o limite permitido.

A pesquisa avaliou 100 gramas dos produtos.

Entre as marcas analisadas, em relação à gordura saturada, o item Tirolez, de processado para fundue, apresenta 16,3 g. Já na categoria gorgonzola, os que se destacam como os mais gordurosos são o Regina e o São Vicente, que apresentam 21 g. No queijo do tipo coalho, a marca Cruzília se ressalta com 20,3 g. Em queijos ralados, os destaques ficam com Crioulo e Nata de Minas, com 27 g para cada 100 g de produto avaliado.

Em relação ao sódio, é importante ressaltar que a recomendação do Ministério da Saúde é que seja ingerido de 1.600 miligramas a 2.000 miligramas diariamente. Considerando esse dado, os produtos avaliados apresentam uma quantidade significativa do elemento.

No fundue, a marca Campo Lindo exibe 992 miligramas a cada 100 g. Já no tipo Gorgonzola, o produto da Cruzília revela 1.737 miligramas. No coalho, o produto da Puranata tem 1.447 miligramas. O queijo ralado da Quatá é o que apresenta o maior número, com 2.064 miligramas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário