scorecardresearch ghost pixel



INSS: aumento no valor de benefícios está chegando para ESTE grupo

Acordo entre o INSS e o Ministério Público Federal resultou na correção de valores após erro de cálculo em benefícios.



Milhares de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem receber em breve uma correção muito esperada que deve aumentar o valor de seus benefícios. Os lotes incluem valores referentes a benefícios por incapacidade calculados de forma incorreta entre 2002 e 2009.

Leia mais: Desconto na conta de luz sem sair de casa? Veja o passo a passo para garantir o benefício

O penúltimo lote da revisão do artigo 29, também chamada de revisão dos auxílios, foi pago em maio pela autarquia. Essa correção aumentou a quantia recebida por quem recebeu aposentadoria por invalidez, pensão por morte ou auxílio-acidente no período.

O que é a revisão do artigo 29?

Os benefícios por incapacidade concedidos entre 2002 e 2009 foram calculados considerando 100% das contribuições previdenciárias feitas pelo trabalhador. Segundo a regra em vigência, os 20% menores salários de contribuição deveriam ter sido descartados antes do cálculo, deixando apenas os 80% maiores.

O erro gerou redução no valor dos pagamentos de milhares de brasileiros. Por isso o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) moveu uma ação e conseguiu a revisão dos benefícios.

O processo de ressarcimento dos segurados teve início em 2013, mas ainda não foi encerrado. Ainda existem 148,5 mil pessoas aguardando a correção.

Próximo lote

Segundo o INSS, os dados dessas pessoas que não receberam “apresentaram inconsistências na tentativa de processamento pelo sistema, pois são benefícios mais complexos, como, por exemplo, benefícios com pensão desdobrada.”

A autarquia solicitou um prazo de 12 meses para finalizar as revisões e os pagamentos para aqueles que ficaram de fora. O pedido de tempo extra foi questionado pelo Ministério Público e pelo Sindnapi, e o INSS terá que apresentar um “plano de pagamento plausível” em até 30 dias.

Por isso, os aposentados e demais segurados de benefícios por incapacidade com direito à revisão do artigo 29 precisam ficar atentos aos próximos desdobramentos, já que os valores podem ser liberados em breve.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário