IR 2023: repasse do 4º lote de restituição ganha data; veja quando receber

Terceiro lote será pago no final de julho e já pode ser consultado. Confira no cronograma quando será a nova rodada de pagamentos.



As pessoas já estão liberadas para consultar o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. Com a data de pagamento prevista para o dia 31 de julho, o montante restituído alcançou R$ 7,5 bilhões. O lote vai contemplar aproximadamente 5,6 milhões de contribuintes prioritários e não prioritários.

Leia mais: Saiba como descobrir se você receberá a restituição do Imposto de Renda no 3º lote

Conforme as informações divulgadas, a consulta precisa ser realizada no site oficial da Receita Federal. Na página, o cidadão deve buscar a seção “Meu Imposto de Renda” para encontrar a função “Consultar a Restituição”.

Segundo o portal Uol Economia, os contribuintes podem fazer uma consulta básica para saber se a restituição já está liberada apenas por meio dos passos já mencionados, mas quem deseja realizar uma verificação mais detalhada sobre a declaração, até mesmo checando se há alguma pendência, pode acessar o e-CAC, que é a plataforma que foi desenvolvida especialmente para as atividades da Receita Federal.

Por esse sistema, a pessoa pode ver informações mais completas acerca da declaração, inclusive, se há alguma irregularidade ou dado equivocado. Como mencionado, o pagamento do terceiro lote está marcado para 31 de julho. O valor será repassado para a conta bancária do cidadão, informada quando a declaração estava sendo preenchida.

Caso o valor não seja creditado, a orientação é realizar o reagendamento do recebimento pelo portal de Restituição do Imposto de Renda do Banco do Brasil. A instituição financeira também disponibiliza outros canais para o serviço, pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (especial exclusivo para deficientes auditivos).

Segundo cronograma, pagamento do 4º lote é em agosto

No lote atual, 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos vão receber os valores. 95.047 contribuintes de 60 e 79 anos ainda vão obter o pagamento. Ademais, a lista dos contemplados conta com 9.740 pessoas com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave, bem como 30.700 brasileiros cuja maior fonte de renda é o magistério. Por fim, o grupo também é composto por aqueles que usaram a declaração pré-preenchida ou escolheu receber a quantia via PIX. Nesta categoria, 3.879.049 vão receber parte do montante.

De acordo com o calendário, o pagamento do quarto lote está previsto para 31 de agosto. O quinto, para 29 de setembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário