Ao cavar buracos na areia da praia, seja para construir grandes castelos ou para enterrar partes do corpo, uma pergunta sempre surge: o que irei encontrar se cavar insistentemente até o fundo? A praia é um dos pontos turísticos mais requisitados, principalmente no verão. Seja graças ao lindo azul do mar, o barulho das ondas ou a brisa marinha, o fato é que visitar esses locais realmente traz uma sensação de relaxamento.
Leia mais: Bandeira roxa na praia? NÃO entre no mar antes de ver ISSO sobre ela
A areia pode ser encontrada também em outros locais, como dunas e desertos. Sendo assim, se pergunte comigo: ao cavar profundamente nesses locais, onde irei parar? O que posso encontrar? Bem, essas são algumas perguntas que, na verdade, não têm uma única resposta. Para descobrir todos os detalhes, basta continuar a leitura.
Praias
Se alguém cavar ali, poderá encontrar a areia compactada que foi transformada em arenito devido à pressão. Ao escavar mais profundamente, com equipamentos apropriados, eventualmente irá atingir o estrato geológico.
Desertos
Quanto aos desertos, a maioria deles não é coberta por areia, pois apresenta uma exposição direta da camada rochosa. Nos desertos onde há areia, ela é geralmente formada pela ação do clima sobre a camada rochosa exposta.
Ao longo de muitos milênios, as rochas se estendem e racham devido às variações de temperatura entre o dia e a noite. O vento acaba transformando as rochas menores em areia. Dessa forma, sob o solo desta camada de areia, encontra-se o estrato geológico original, que não foi afetado pelo vento, além de argila seca.
Dunas
Em relação às dunas, algumas delas se movem de acordo com o vento.
Sendo assim, há uma variedade de coisas que podem estar abaixo delas, como grandes florestas ou buracos. A sua areia é gerada pela fragmentação das rochas do solo ao longo do tempo, causada por fatores diversos, como a ação dos rios e a movimentação constante do mar nas áreas costeiras.