Conforme detalha a própria marca, a Fiat, sigla para Fabbrica Italiana Automobili Torino, foi fundada em 1899. Ao longo dos anos, ela foi se consolidando como uma marca italiana criativa e tecnológica, influenciando não só a história do país como também na mobilidade global. De onde você acha que vem os nomes dos veículos?
Leia mais: Assim como os dinossauros, 6 carros podem ser extintos ainda em 2023
Sim, um dos pontos que chamam atenção nos seus lançamentos são os nomes dados aos carros. Opções diversas, como Argo, Cronos, Mobi, Toro e Pulse são alguns dos mais conhecidos pela população brasileira. Apesar disso, boa parte dos motoristas não fazem ideia do que está por trás dos nomes. Você tem algum palpite?
Segundo esclarecimentos do portal Mundo do Automóvel para PCD, nenhuma das denominações foram escolhidas aleatoriamente; cada uma tem uma história e significado. Entenda ao longo do texto o que isso quer dizer.
Nomes de alguns modelos têm influência da mitologia grega
O Fiat Argo, por exemplo, é um dos que mais deixa as pessoas na dúvida.
O nome está relacionado ao mito grego de Jasão e os Argonautas. Segundo afirmações do portal mencionado, os viajantes usavam o nau Argo, construído pelo semideus Argos, daí a referência. Outro modelo que também está ligado à mitologia grega é Cronos, visto que ele é o deus do tempo que regia todos os destinos.
O carro Titano também foi inspirado na mitologia grega. O nome remete à entidade que desafiou Zeus e outros deuses para alcançar o poder, mas nem todos os modelos têm essa inspiração histórica.
Alguns têm relação com os nomes próprios italianos, mas outros veículos já receberam nomes escolhidos pelo próprio público. Um deles foi o Pulse, escolhido por 65% dos votos. Essa estratégia foi inédita no Brasil.
Já o Fiat Mobi, recebeu o seu nome de um modo diferente dos outros: por meio de um estudo feito pela marca sobre cidades. A ideia era reunir o conceito urbano com praticidade, então assim surgiu o termo “Mobi”, que lembra à palavra “mobilidade”. E a picape Toro? Essa recebeu o nome de origem italiana, que significa “Touro”. É um carro marcado pela força e robustez, as mesmas características que destacam o animal.