Não tem mais erro: ESSE é o jeito certo de calibrar os pneus

Calibrar os pneus é essencial para dirigir com mais conforto e segurança, mas muita gente tem dúvida: qual é a quantidade certa de ar? Aprenda!



Os pneus dos carros devem ser calibrados de tempos em tempos por diversos motivos. A começar pela segurança na condução, garantindo assim melhor aderência à estrada. Agora, como saber o jeito certo de calibrar os pneus? Vamos te dar uma dica para nunca mais errar, assim, não enfrentará as consequências do mau uso.

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Os pneus com pressão insuficiente podem reduzir o controle do veículo, aumentar a distância de frenagem e aumentar o risco de aquaplanagem em condições de chuva. Outra grande vantagem é que a calibragem correta é sinal de economia de combustível, sendo assim, não hesite em fazer o processo direitinho.

Calibrar os pneus

Quando eles não estão com a quantidade certa de ar, o desgaste é muito maior. Isso, porque o peso do veículo fica mal distribuído, provocando então uma corrosão desigual. O que também se torna um gasto a mais, já que a troca dos pneus por novos terá que ser feita antes do previsto. E é notável a diferença em conforto e dirigibilidade.

Os pneus adequadamente calibrados proporcionam um passeio mais confortável, sem aquela sensação de “afundamento” do veículo. Se calibrar demais, por outro lado, o carro pode ficar com aspecto de mais duro.

Por isso, é tão importante conferir a pressão correta dos pneus e calibrá-los regularmente, principalmente antes de pegar a estrada. A primeira dica é seguir as especificações do fabricante do veículo.

Você também tem que considerar o tamanho do aro das rodas de carros e motos. Por essa razão, não há uma medida padrão para todos os veículos. O mais seguro é seguir todas as instruções recomendadas.

Verifique o manual do proprietário e tire todas as suas dúvidas sobre a descrição das especificações dos veículos. Não se esqueça também de olhar como está o seu pneu de estepe, afinal de contas, ele também precisa ser calibrado para evitar surpresas desagradáveis. Neste caso, a dica é ajustar o reserva com 5 psi a mais do que os demais pneus.




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