No colo! Proprietários do Kwid denunciam QUEDA do volante; entenda os casos

Já imaginou estar dirigindo e, de repente, o volante cair no seu colo? Isso aconteceu com alguns proprietários do Kwid.



O Renault Kwid é um dos modelos mais baratos no mercado atualmente, especialmente para quem deseja comprar um veículo zero quilômetro; no entanto, o preço baixo pode estar escondendo problemas graves. Um relato frequente entre os proprietários afirma que o volante simplesmente cai do painel do carro.

Leia mais: ‘Uma vergonha’: Citroën C3 decepciona no teste latino de segurança

Os relatos foram feitos principalmente por usuários do hatch nas versões fabricadas entre 2017 e 2019. Todos foram divulgados pelo canal Quatro Rodas. Segundo as informações, após algum tempo de uso do veículo, os motoristas percebiam que o volante ficava frouxo e simplesmente caia no colo de quem estava dirigindo.

“Sou proprietário de um Renault Kwid, ano 2017/2018, fiz uma viagem do Rio para Petrópolis com minha família quando no meio do caminho percebi o volante frouxo e caiu 2 pedaços de chapa de ferro por baixo do volante sobre meu pé!”, afirmou um usuário na publicação.

Por que isso acontece?

Em um levantamento realizado pela zona Sul de São Paulo, dois dos cinco mecânicos entrevistados afirmaram que já receberam três Renault Kwid com a caixa de direção caída ou solta. De acordo com os profissionais, o problema nos veículos era relacionado à quebra da chapa metálica, que mantém presa a roda de direção.

Quando essa chapa se solta, é provável que o volante caia, literalmente, no colo do motorista, o que pode causar acidentes graves devido à falta de controle do veículo. Sendo assim, para evitar que uma situação do tipo aconteça, é necessário ficar atento aos sinais de que essa peça do veículo pode estar em um estado, no mínimo, duvidoso.

É possível perceber que o defeito começou a aparecer quando o esterçamento do volante é feito com maior dificuldade. Além disso, o movimento também costuma ser acompanhado de muitos ruídos. Por isso, se você é dono de um Renault Kwid e já percebeu os sinais do veículo, significa que está na hora de buscar auxílio profissional.

O que fazer nesse caso?

Se você estiver conduzido o veículo na hora em que perceber os barulhos ou caso o volante caia em seu colo, será preciso manter a calma para conseguir lidar com a situação. Como o Kwid não tem sistemas de segurança ativa, o ideal é não realizar movimentos bruscos e conduzir o carro para um local de parada seguro.

Caso isso ocorra em uma estrada, o indicado é sinalizar a direção para o acostamento e ir freando aos poucos. Isso deve ser feito até conseguir estabilizar o carro e parar. Se a situação ocorrer com o automóvel parado, busque um mecânico de confiança e entre em contato com a Renault para avisar sobre o problema.

Por fim, a Renault ainda não se manifestou sobre o problema em seus veículos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário