A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que os últimos dias de julho serão marcados por uma frente fria que passa pelo país. O fenômeno deve levar chuva ao noroeste brasileiro e partes da Região Sul.
Leia mais: Jovens nem-nem no Brasil: a triste realidade de ficar sem estudo e trabalho
Até o próximo dia 31, entretanto, a maior parte do território terá altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade. O interior e centro do Nordeste serão os principais afetados por essas condições.
Previsão por região
Região Sul
A chuva deve cair em acumulados superiores a 40 milímetros em regiões centrais dos estados de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Em parte do Paraná, a expectativa é de tempo seco, sem chance de chuva.
Região Norte
O volume de chuva deve ultrapassar 20 milímetros no extremo norte da região Nordeste, podendo ficar acima de 50 mm em partes do noroeste do Amazonas e do norte de Roraima. O movimento é reflexo do calor e da alta umidade. Nos demais estados, como Rondônia, Acre e Tocantins, a semana será de tempo seco e sem chuva.
Região Nordeste
Pode chover um pouco (menos de 30 mm) na costa leste da região, especialmente no litoral sul baiano. No Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e demais áreas, o tempo segue estável e seco.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste
Junto com um sistema de alta pressão, uma massa de ar seco afasta a chuva em quase todos os estados das duas regiões. O tempo continua estável, mas a umidade relativa do ar pode ficar inferior a 30%, gerando alerta.