Quando perdemos o nosso celular, uma das primeiras coisas que fazemos é procurar por formas de rastrear e bloquear o seu acesso não autorizado. Assim sendo, boa parte dos usuários pensam no programa ‘Encontre meu Dispositivo’, do Google.
Veja também: Supercomputador do Google: ele realiza uma tarefa que normalmente levaria 47 anos
Contudo, o que muitos ainda talvez não saibam é a possibilidade de acessar o histórico de localização do seu aparelho com o Google Maps, permitindo que o usuário se oriente sobre os últimos lugares que o celular esteve. É possível visualizar sua linha do tempo no computador.
Recurso do Google Maps permite rastrear celular? Entenda funcionalidade
O histórico de localização é um recurso que salva os locais que você visita com os seus aparelhos logados na sua conta Google, mesmo que eles não estejam usando o serviço específico da Big Tech naquele momento. Preferencialmente, a localização deve estar ativa durante esses momentos.
Assim sendo, depois de sua ativação, será possível ter acesso a estatísticas como quilômetros dirigidos, lugares e até mesmo cidades que o seu aparelho esteve. Ou seja, os usuários podem conferir os lugares visitados e os trajetos percorridos na linha do tempo.
Como ativar o histórico de localização?
Para a sua ativação, siga o passo a passo:
- Abra o Google Maps
- Na página inicial, clique no ícone da sua foto de perfil do Google, que figura na parte superior direita.
- Abra a opção “Sua linha do tempo”. Na hipótese de que ela se encontre desativada, toque em “O histórico de localização está desativado”.
- Siga as recomendações e ative a opção.
- Por via das dúvidas, leia atentamente o que é salvo e o processo por trás do recurso.
- Pronto!
Vale recordar que a opção pode ser desativada a qualquer momento. Você pode configurar a exclusão automática do seu histórico de localização. Até o momento da publicação, as opções disponíveis são: 3 meses, 18 meses e 36 meses.
Google tem sua própria ferramenta para encontrar celulares perdidos
Como citado no começo, a Big Tech acompanha um recurso que permite aos usuários rastrear o seu celular com maior precisão, além de conseguir bloquear remotamente o aparelho perdido. Para assim o fazer, entre em seu computador, e procure em seu mecanismo de busca por “Encontre meu smartphone”. Certifique-se de que o celular perdido estava logado na mesma conta Google.
Por fim, em certeza de roubo ou perda, lembre-se de entrar em contato com as autoridades e bloquear suas contas bancárias, além de trocar senhas.