‘Perigo Potencial’: Inmet emite ALERTA de geada e chuvas NESTAS regiões

Devido a geadas e fortes tempestades, o Inmet emitiu alertas de "perigo potencial" para duas regiões brasileiras. Veja se uma delas é a sua!



Atenção moradores da Região Sul do Brasil! O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou uma alerta de perigo em relação ao risco de geada sobre os estados da Região Sul nesta terça-feira, 18. De acordo com a previsão divulgada, a geada aparecerá acompanhada de baixas temperaturas, com as mínimas podendo variar entre 3ºC e 0ºC em grande parte do Rio Grande do Sul.

Veja também: ALERTA de frio: temperaturas ficam abaixo de 3°C NESTES estados

Dessa forma, o mapa com o alerta de perigo por causa da geada engloba todo o estado do Rio Grande do Sul, além do sul de Santa Catarina. Com isso, o Inmet alerta para o risco de transtornos em sete regiões gaúchas, sendo: sudoeste, noroeste, centro ocidental, região metropolitana de Porto Alegre, sudeste, nordeste e centro oriental.

Além disso, o agronegócio da região pode ser diretamente impactado de forma negativa com as geadas. Isso devido ao fato de a condição climática ser capaz de danificar as plantações e gerar perdas. Assim, o alerta teve início às 4h da manhã desta terça e segue durante o dia.

Chuvas intensas também causam alerta

As geadas não são a única preocupação do Inmet. De acordo com a previsão liberada pelo Instituto, três áreas também estão sob “perigo potencial” devido a chuvas intensas. Desse modo, o mapa mostra que uma das áreas envolve a faixa que se inicia na porção central até o litoral do Paraná. Atenção também para o extremo sul do litoral paulista e o Vale do Ribeira.

Ademais, o alerta de “perigo potencial” é registrado devido a chuvas intensas também em duas áreas da Região Norte do país. A primeira delas engloba o noroeste e o norte do Amazonas, atingindo áreas do sudoeste de Roraima. Já a segunda envolve todo o estado do Amapá e o norte do Pará.

Por fim, o Instituto reforça que o perigo devido às chuvas intensas significa “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”. Assim, atenção aos moradores dessas regiões ao saírem de casa nesta terça-feira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário