Polêmica! ‘Barbie’ não será exibido nos cinemas do Vietnã; saiba por que

País não autorizou a distribuição do longa por causa de uma cena muito específica. Longa deve ser lançado ainda neste mês para todos.



O filme “Barbie” está dando o que falar mesmo antes do início da sua exibição nos cinemas. O longa estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling chama atenção por causa da divulgação em massa e dos trailers repletos da cor rosa. Até mesmo foi informado que a produção do filme teria esgotado o estoque de tinta em questão. Será mesmo?

Leia mais: Disney quer fazer live-action de filme que é um dos seus maiores clássicos

De toda forma, a questão é que o filme está sendo alvo de polêmica no Vietnã. Isso, porque o país proibiu a distribuição da trama na última segunda-feira, 3, por causa de uma cena. Confira mais detalhes ao longo do texto.

Vietnã proíbe exibição de ‘Barbie’

Segundo informações do site de notícias Express, a cena que impediu a distribuição do filme no país mostra um mapa do mar do Sul da China, com alusão a leitura chinesa do direito histórico envolvendo as águas desta área.

A publicação do site mencionado mostra uma fala do chefe do departamento de cinema do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo do Vietnã, Vi Kien Thanh. Ele afirma que essa imagem não é vista como legal por causa da representação das nove raias.

Esta, por sua vez, é uma fronteira marítima, utiliza pela China para requerer a posse desse mar. Em resumo, é uma região composta por um grupo de ilhas. Todo esse espaço é disputado por alguns países, como Vietnã, Filipinas e Malásia. O filme começaria a ser exibido nos cinemas no dia 21 de julho, contudo parece que ele foi, de fato, proibido.

Uma situação similar foi vista no ano passado, com o filme “Uncharted: Fora do Mapa”, que também foi banido pelo mesmo fator. As informações esclarecem que a China reivindica 80% desse território e usa como argumento o mapa que aparece nos longas, mostrando a linha das nove raias, localizado a cerca de 1.800 quilômetros ao sul das ilhas Hainan. Esse documento é de 1947. Apesar da reivindicação, os países vizinhos, além do Vietnã, não concordam com a argumentação.

“Barbie” está previsto para ser lançado nos próximos dias. Aqui no Brasil, a pré-venda já começou, logo os ingressos podem ser adquiridos na internet ou nos cinemas, como o Cinemark, Cinépolis e Kinoplex.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário