Quando pensamos em um país com excelente saúde e longevidade, o Japão é, sem dúvida, um modelo exemplar. Mas ao contrário da cultura de ginástica ocidental, você ficará surpreso ao saber que a chave para a saúde excepcional dos japoneses não está nos treinos intensivos na academia. Então, qual é o segredo?
Leia mais: Do Japão para a vida: como turbinar sua produtividade com a filosofia do Kaizen
Profundezas do estilo de vida japonês
A resposta se encontra nas profundezas das correntes culturais que moldam o estilo de vida japonês. No Japão, a ideia de fitness não é encarada como uma tarefa isolada ou uma rotina rígida numa academia. Em vez disso, é entrelaçada no tecido da vida cotidiana, uma combinação harmoniosa de atividades diárias e tradições únicas que promovem a saúde e a longevidade.
As ruas do Japão ilustram bem essa abordagem integrada ao condicionamento físico, repletas de pessoas que preferem caminhar ou pedalar ao invés de dirigir. A dieta tradicional japonesa, rica em peixes frescos, vegetais, alimentos fermentados e chá, também é um componente crucial para a manutenção de sua saúde.
Prática do “Rajio Taisō”, ou “Calistenia do Rádio”
Entretanto, talvez o elemento mais característico do paradigma de saúde japonês seja a prática centenária do Rajio Taisō, ou “Calistenia do Rádio”. Ela combina movimento e música de uma forma divertida e envolvente, incentivando a atividade física diária.
Ao contrário de exercícios de alta intensidade, essa rotina de exercícios comunitária enfoca movimentos suaves e rítmicos que pessoas de todas as idades podem fazer. Eles são sempre acompanhados por uma melodia tradicional, transmitida pelo rádio, que orienta os alongamentos.
Ritual matinal
O ritual matinal começa com um simples ato de levantar e esticar o corpo. Em seguida, os joelhos são flexionados, energizando as pernas e promovendo flexibilidade e equilíbrio. Os braços são então girados para frente e para trás, um exercício que tonifica suavemente os ombros e braços. A sequência segue com a extensão das pernas e a abertura do tórax, movimentos que fortalecem o core e promovem uma melhor postura.
Os exercícios prosseguem com inclinações laterais, proporcionando um alongamento suave dos lados e aumentando a flexibilidade. A sequência finaliza com uma rotação do corpo da esquerda para a direita, enquanto os braços balançam livremente. Este movimento dinâmico proporciona uma boa torção à coluna, promovendo sensação de leveza.
Portanto, que tal experimentar este ritual matinal japonês para uma vida mais plena e duradoura?