Poucos no cartório têm: 20 nomes raros para meninos que soam bem exóticos

Descubra 20 nomes diferentes e raros para meninos que vão encantar você. Saiba as origens, os significados e a popularidade de cada um. Confira!



Se você quer fugir do comum e escolher um nome original para o seu filho, que tal conferir algumas sugestões que são pouco usadas no Brasil, mas que têm muita personalidade e beleza?

Veja também: 5 sobrenomes populares no Brasil e suas origens; o seu é um deles?

Nomes como Cael, Liam, Zion e outros podem surpreender pela sonoridade e pelos significados especiais que carregam. Para te ajudar nessa missão, separamos 20 nomes diferentes e raros para meninos que podem te encantar. Veja a nossa lista e se inspire!

20 nomes diferentes e raros para meninos: veja a lista

1. AGAR: Nome bíblico de origem hebraica, significa “fuga”. Era o nome da serva de Sara, esposa de Abraão, que teve um filho com ele. No Brasil, apenas 255 pessoas se chamam assim, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

2. ANTON: Nome germânico muito usado na Alemanha, é a versão de Antônio em português. Tem vários possíveis significados, como “flor”, “o inimigo dos burros”, “que não se pode comprar”, “que se opõe”, “chefe” ou “o que está na vanguarda”. No país, foram registrados 267 Antons, especialmente no Sul e Sudeste.

3. CAEL: Nome de origem irlandesa, significa “magro” ou “esbelto”. Na mitologia irlandesa, Cael era um grande guerreiro. Há 266 registros deste nome no Brasil.

4. CAMERON: Nome de origem escocesa ou galesa, significa “partido” ou “quebrado” e “nariz”. Pode ser usado tanto para meninos quanto para meninas.

5. CECIL: Nome de origem latina, significa “aquele que tudo vê”. Este nome tem 144 registros no Brasil, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

6. DAMIAN: Nome de origem grega, significa “domador”. Este nome foi registrado 265 vezes no país, especialmente nos estados do Sul e Sudeste.

7. ELIJAH: Nome muito popular nos Estados Unidos, é uma variante de Elias. De origem hebraica, significa “o Senhor é o meu Deus”. É muito raro no Brasil, com menos de 20 registros.

8. GAL: Nome hebraico, que pode ser usado no masculino e no feminino. Significa “onda”. Também é relacionado a uma forma informal do substantivo “girl”, em inglês, que quer dizer “menina” ou “moça”. Uma personalidade que tem este nome é a cantora Gal Costa (1945-2022). No Brasil, há 135 registros, em especial na Bahia e em São Paulo.

9. INGMAR: Nome de origem nórdica antiga, é formado pela junção de Ingo (deus da fertilidade) com mar (glória, fama). Uma personalidade com este nome é Ingmar Bergman (1918-2007), cineasta sueco.

10. LÁSZLÓ: Nome húngaro derivado do eslavo Vladislau, que significa “governante glorioso”. Apenas 64 pessoas são chamadas assim no Brasil, no estado de São Paulo.

11. LIAM: Nome irlandês que é um diminutivo de William, de origem germânica e formado pelos termos wil, que significa “desejo” ou “vontade” e helm, que significa “proteção”. Há 187 registros deste nome no país, principalmente na região Sudeste.

12. LINUS: Nome de origem grega ou latina, significa ‘’linho’’, ””corda””, ””corda de instrumento musical””, “da lagoa”. Duas personalidades que fizeram história no mundo com este nome foram o químico quântico e Prêmio Nobel da Paz Linus Pauling e o engenheiro de software que criou o sistema Linux Linus Torvalds.

13. MANO: Nome que é uma abreviação de Manuel e Emanuel, do hebraico “Deus está conosco”. Uma personalidade é Mano Vladimir, filho mais velho da cantora brasileira, Marisa Monte. No Brasil, há 133 registros deste nome, no Maranhão.

14. NABI: Nome de origem árabe, quer dizer “esperto” ou “vivaz”. O nome foi registrado 185 vezes em diversos estados brasileiros.

15. NAJIB: Nome árabe que significa nobre. Uma variação é Nagib. Há 101 brasileiros chamados assim, principalmente em São Paulo e Minas Gerais.

16. PACO: Nome espanhol que é uma forma familiar de Francisco, traduzido como “homem livre” ou “francês”. Uma personalidade com este nome é Paco Rabanne (1934), estilista espanhol. No Brasil, há 107 registros deste nome, especialmente em São Paulo.

17. ROCCO: Nome de origem italiana, vem de um termo germânico que significa “repouso”. A versão, em português, é Roque. O nome foi registrado 234 vezes no Brasil, no Sul e no Sudeste.

18. YAEL: Nome de origem judaica, vem de uma palavra hebraica que se refere à cabra selvagem. Há 101 registros no país, em São Paulo.

19. ZIAD: Nome de origem árabe, significa “crescimento” ou “desenvolvimento”. Apenas 50 brasileiros são chamados assim, principalmente em São Paulo.

20. ZION: Nome de origem inglesa, é o mesmo que Sião. Refere-se a uma fortaleza no centro de Jerusalém, que era residência do rei Davi. Para os cristãos, o local é sinônimo do paraíso. Para os judeus, da terra prometida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário