A inveja no ambiente de trabalho é mais comum do que muitos gostariam. A presença dela cria um clima terrível, que pode prejudicar o desempenho das equipes e até a saúde mental dos colaboradores. Aprenda a como identificar e a lidar com esse “sentimento” pelo seu próprio bem e para tornar mais leve a permanência no atual emprego.
Leia mais: Xô, inveja e olho gordo! 6 dicas essenciais para afastar energias negativas
Há várias razões pelas quais a inveja pode ocorrer no ambiente profissional. Por exemplo: pelo excesso de competição, com funcionários disputando promoções, reconhecimento e oportunidades de crescimento. Assim como pelas diferenças de desempenho, o que faz com que alguns se sintam ameaçados.
Inveja no trabalho
Na tentativa de ter algum reconhecimento ou recompensa, algumas pessoas se deixam levar pela inveja e por comportamentos pouco adequados para o ambiente profissional. Elas tentam receber elogios dos chefes e, quando isso não acontece, se sentem frustradas. Mais ainda quando os benefícios vão para outro colega.
A inveja também tem forte relação com a ambição pessoal. Algumas pessoas querem alcançar o sucesso a todo custo e se deixam levar pelos sentimentos ruins, que podem prejudicar todo o ambiente de trabalho.
Lidar com toda essa situação pode ser difícil e desafiador, mas algumas estratégias podem te ajudar a enfrentar o climão que fica na empresa quando algum colega passa dos limites toleráveis.
Observe com age a pessoa invejosa: ela é muito crítica e tenta te deixar para baixo. Não escute tudo o que ela diz, menos ainda quando isso começar a prejudicar o seu desempenho.
Fuja das fofocas: as conversas podem abrir espaço para mentiras, e a pessoa invejosa pode se aproveitar de algo que você diz para tentar te prejudicar.
Corra das competições: ao notar que algum colega está com inveja e se compara com todos, até com você, corte esse ciclo. Tente não expor tanto as coisas boas que faz, se preserve em silêncio em alguns momentos e não entre em nenhum tipo de competição. É melhor deixar para lá do que entrar nesse jogo doentio.
Se mantenha educado: não se deixe prejudicar por essas situações chatas. Controle o seu emocional e nunca reaja a alguma tentativa de tirá-lo do foco. Paciência e inteligência. Tudo se resolverá.