Você já imaginou passar o maior susto em um voo por conta de um pouso de emergência e no final descobrir que tudo não passou de um susto por conta de uma fruta? Isso aconteceu em um voo de Istambul a Barcelona por conta de uma fruta asiática fedorenta que enganou os sensores do avião.
Leia também: Fruta fácil de achar no mercado ajuda a definir músculos e reduzir flacidez
O voo da Turkish Airlines, que seguia de Istambul para Barcelona, precisou fazer um pouso de emergência devido a uma fruta do sudeste asiático conhecida como durian. O caso ocorreu em março deste ano.
O avião, um Airbus A330-200, decolou às 15h35 no horário local e pousou em Istambul por volta das 17h15, depois que os sensores de carga detectaram um odor forte de enxofre.
Durante o voo TK-1855, enquanto sobrevoava o espaço aéreo búlgaro em direção a Barcelona, os sensores no porão de carga foram acionados, obrigando o comandante a retornar ao aeroporto de partida. Após inspeção, foi constatado que o “perigo” a bordo era o durian, conhecido por seu cheiro desagradável.
Conheça a fruta asiática fedorenta que virou notícia no mundo
O durian é uma fruta tropical que emite um cheiro muito forte quando maduro. Ao amadurecer, desenvolve um odor semelhante a enxofre e pode oxidar. Além disso, o durian libera gases sulfurosos à medida que amadurece, que são mais perceptíveis em ambientes fechados.
Portanto, não é surpreendente que um sensor possa ter detectado algo potencialmente perigoso a bordo. No entanto, uma vez que o mistério foi resolvido, a Turkish Airlines realocou os passageiros em outra aeronave.
Apesar do odor desagradável, o durian é uma fruta apreciada por aqueles que cresceram com ela. Seu cheiro em lugares de convivência pública, no entanto, é uma questão até mesmo legislativa. Muitas cidades do Sudeste Asiático têm sinais de “proibido durian” em transporte público, hotéis e outras áreas públicas.
A fruta é bastante comum em países como Indonésia e Malásia e seu cultivo é feito em casas, plantações e matas. A árvore de durian pode atingir incríveis 50 metros de altura e a fruta pode ter até 30 centímetros de comprimento e 15 de largura.