scorecardresearch ghost pixel



Suporte para celular no carro: pode ou dá multa? Lei de trânsito é bem clara

Com a falta da central multimídia no veículo, muitos motoristas utilizam o celular no suporte na hora de usar o GPS. Mas será que dá multa?



Com o aumento do uso dos aplicativos de GPS, como Waze e Google Maps, aumentou também o uso do celular nos suportes presos ao painel dos carros. No entanto, não é segredo pra ninguém que usar o celular enquanto dirige é uma das infrações graves estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Leia também: Atualizou! Veja 10 alterações nas leis de trânsito para fugir das multas

Dessa forma, o CTB estabelece uma multa de trânsito de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira para os condutores que forem flagrados utilizando o celular enquanto dirigem. Já no caso do condutor que está segurando e manuseando o telefone, fora do suporte, a penalidade sobe. Assim, a multa será de R$ 293,74 e 7 pontos na carteira de motorista.

Mas será que o uso do celular como GPS também é considerado infração de trânsito? Confira o que a legislação brasileira diz sobre esse uso e evite dor de cabeça e multas inesperadas!

Suporte para celular no carro é proibido?

Seja por motoristas de aplicativo ou por condutores na rotina, o uso do suporte do celular no painel ou para-brisa é frequentemente visto no trânsito brasileiro. Assim, o item se demonstra extremamente útil na hora de se deslocar para lugares desconhecidos e ao contrário do que muitos acreditam, o suporte para celular não é considerado ilegal.

Desse modo, não há uma legislação de trânsito que proba o uso dos suportes em automóveis ou motocicletas. Além disso, não é proibido o uso de equipamentos eletrônicos, centrais multimídia, GPS e demais aplicativos para auxiliar na locomoção. No entanto, manusear o celular enquanto dirige, mesmo que ele esteja preso no suporte, é considerado infração de trânsito.

Ademais, não há nenhuma regulamentação que condene o uso do sistema bluetooth integrado na mídia do veículo. Contudo, os especialistas recomendam que ele não seja utilizado por questões de segurança se também por conta da interação com o celular durante a direção.




Voltar ao topo

Deixe um comentário