Majoritariamente, a América do Sul foi colonizada pelos países da península ibérica: Espanha e Portugal. Como resultado do processo, a população herdou os seus sobrenomes.
Veja também: Silva, Ribeiro e mais: 11 sobrenomes populares e seus significados ‘secretos’
Ao decorrer dos séculos – mesmo antes da colonização – alguns sobrenomes foram tendo versões diferentes a depender do idioma. Entretanto, lá, no fundo, significam o mesmo.
Cinco sobrenomes que compartilham da origem ibérica e significado
1. Correia e Correa
Antigo em Portugal, a origem etimológica de Correia ainda não é certa. Dentre as versões mais populares, acredita-se que deriva do termo “correia.”
2. Nunes e Nunez
Ao contrário do primeiro item, é mais fácil perceber a diferença destes dois sobrenomes. O primeiro é popularmente atribuído a moradores de países com a língua portuguesa e o outro em regiões que falam espanhol.
Nunes é um sobrenome de origem portuguesa classificado como um patronímico, ou seja, ele é derivado do nome ou no nome próprio Nuno ou Nuño. Simplificando para nossa realidade, significa “filho de Nuno”.
3. Soares e Suárez
Assim como o item 2, ele também é um patronímico com origem ibérica. Ele significa “o filho de Soeiro”, que era usual na Idade Média. O mesmo vale para a sua versão espanhola.
4. Ferreira e Herrera
Ferreira é um dos sobrenomes mais frequentes dos países de língua portuguesa. De todos da lista, é o que tem significado mais fácil de ser percebido: se refere à ocupação de “ferreiro”.
Em suas características, o sobrenome Ferreira é topônimo e de origem castelhana, mais especificamente da vila de Herrera, no reino de Castela. Atualmente, é o equivalente a Espanha. A tendência era de que a região fosse um local de extração de ferro.
5. Pereira e Pereyra
Por fim, o sobrenome Pereira. Com um significado voltado à natureza, o sobrenome remete a Pereira, a árvore da pera. Ou seja, Pereira significa “árvore que produz peras.”