Esse câmbio é considerado por muitos uma tecnologia recente, já que o seu uso foi popularizado apenas nos últimos anos, devido à implementação dessa tecnologia em carros mais acessíveis. Apesar disso, o câmbio automático surgiu há quase um século, em 1932. Foi patenteado por dois brasileiros, os primeiros a conseguir produzir uma caixa de câmbio automática viável para uso em automóveis.
Leia mais: Atualizado! Toyota quer deixar os carros usados como novos; entenda como
Com a popularização dessa inovação tecnológica, os motoristas podem usufruir de mais conforto e praticidade no trânsito, mas para utilizar o câmbio de forma correta, é necessário se atentar a alguns pontos. Veja a seguir.
1. Arranjos do câmbio automático
Diferentemente do câmbio manual, há outras posições da alavanca nos automóveis com essa tecnologia. É preciso prestar muita atenção.
- “P” (estacionamento);
- “R” (ré);
- “N” (neutro);
- “D” (dirigir);
- “3” (terceira marcha);
- “L” (baixa marcha).
2. Estacionamento (P)
Ao ligar o motor do seu veículo, certifique-se de deixar a marcha na posição “P”. O mesmo deve ocorrer ao desligar o automóvel. Sempre acione o freio antes desse processo.
3. Troque a marcha suavemente com o câmbio automático
Ao mudar a posição da marcha, faça a transição de forma suave e gradual, a fim de evitar movimentos bruscos que podem causar danos ao câmbio.
4. Use o freio da maneira correta
Use o freio ao parar o veículo completamente em semáforos, cruzamentos ou estacionamentos. Certifique-se de que o veículo esteja totalmente imobilizado antes de mudar para a posição “P” ou desligar o carro.
5. Utilize o neutro em longas paradas
Em situações de congestionamento ou paradas prolongadas, coloque o câmbio na posição “N” (Neutro) com o pé no freio para aliviar a pressão sobre o conversor de torque e, consequentemente, reduzir o desgaste do câmbio.
6. Dê preferência à troca de marcha automática
A posição “D” é adequada para a maioria das situações diárias de condução, permitindo que o câmbio faça as trocas de marchas automaticamente, adaptando-se à velocidade e às condições de direção.
7. Atenção às descidas com o câmbio automático
Em descidas, utilize a posição “L” ou “2” para auxiliar na frenagem do veículo, evitando o superaquecimento dos freios.