A previsão do tempo para os próximos dias será influenciada pelo ciclone extratropical que está sobre a Região Sul do Brasil. Ao deixar o continente e se deslocar em direção ao Oceano Atlântico nesta quinta-feira (27), o fenômeno altera o tempo no Sul e Sudeste brasileiro.
Leia mais: Sinal de televisão irá PARAR de funcionar em 14 de agosto; veja detalhes
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o deslocamento do ciclone para o oceano abre espaço para a chegada de uma massa de ar frio.
“Esse sistema [o ciclone] vai estar ali no oceano e, então, ele vai proporcionar mais umidade. Consequentemente, vai trazer chuva e frio. Estando no oceano, a massa de ar frio que vem na sua retaguarda vai, já no final de semana, atuar na região Sudeste”, informa.
Chuvas e queda de temperatura
Nesta quinta e na sexta-feira, os efeitos do avanço da frente fria se concentram sobre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No primeiro estado, pode haver geada no início da manhã, enquanto a nebulosidade se reveza com períodos de poucas nuvens.
Já nos outros dois estados, deve chover até o próximo sábado, com possibilidade de trovoadas em Curitiba (PR). Pancadas de chuvas persistem até início do fim de semana na capital Florianópolis (SC).
Chove também em São Paulo, onde os termômetros ficam entre 16°C e 26°C entre hoje e amanhã. A partir do fim da semana, a frente fria pode derrubar as temperaturas para um intervalo entre 11°C e 22°C.
A previsão para o Rio de Janeiro é de sol nesta quinta, mas a chuva começa na sexta e deve persistir ao menos até domingo. Também haverá queda de temperatura, que deve ficar entre 16°C e 26°C no fim de semana.
Na capital mineira, chove no sábado, mas a temperatura segue estável entre 13°C e 28°C até domingo. Já em Vitória (ES), chove durante todo o fim de semana, exceto na sexta-feira, e a temperatura máxima recua de 28°C para 24°C.