O vinagre oferece várias formas de uso devido às propriedades que dão ainda mais versatilidade ao produto. Para além da função de dar sabor às saladas e outras coisas por meio do uso na culinária, ele é amplamente utilizado na limpeza doméstica. A acidez torna o produto eficaz na remoção de manchas, sujeira e até de odores. Agora, veja um erro que você nunca deve cometer ao usar o vinagre no seu dia a dia.
Leia mais: Limpeza barata! Receita caseira será a solução dos problemas de casa
Muito recomendado para a limpeza doméstica, ele se torna uma alternativa natural e ecológica aos produtos de limpeza, que são químicos e podem ter substâncias mais agressivas. É por essa razão que muita gente prioriza o uso do vinagre, visto que é algo que também resulta em economia para o bolso, graças ao seu custo mais acessível.
Erro no uso do vinagre na limpeza
Mas é preciso saber que, mesmo com todas as vantagens, ele deve ser usado com moderação. Entre os motivos, as pessoas podem ter alergia ou sensibilidade ao cheiro e contato, logo este é um fator de alerta. Além disso, a recomendação é fazer alguns testes antes de usar o produto em grandes superfícies.
Para evitar problemas, a recomendação é que você use o vinagre branco em pequenos espaços antes de seguir com a limpeza em áreas maiores. Por mais que ele seja ideal para vários tipos de lugares e objetos, alguns componentes podem ser mais corrosivos. Sendo assim, o composto não será bem-vindo em alguns materiais mais sensíveis.
Você pode usá-lo em bolsas, sapatos, utensílios de cozinha, azulejo, mas o vinagre não é ideal para ser aplicado em piso de granito, pedra natural ou mármore, justamente pelos riscos de corrosão.
Nesses espaços, a orientação é usar algum produto com pH neutro. Outra dica é diluir o vinagre em água para limpar alguns eletrodomésticos mais sensíveis e garantir uma boa limpeza, sem riscos de prejudicar os seus equipamentos.