Se você acompanha as novidades do mundo da tecnologia, com certeza já deve ter ouvido falar do DNS, não é mesmo? Do inglês, Domain Name System, ele é conhecido por aqui como Sistema de Nomes de Domínio. Muitos dizem que a ferramenta basicamente funciona como uma lista telefônica da internet, que traduz os endereços IP em nomes de sites.
Leia mais: Perdeu o celular? Função do Google Maps te dá a ‘localização’ do aparelho
Esse processo permite que os usuários acessem os sites que desejam. Inclusive, esse pode ser um dos fatores que impactam na velocidade e na estabilidade da conexão. Quem enfrenta problemas desse tipo com a internet pode contar com uma opção totalmente gratuita e confiável, do Google.
O DNS público e gratuito da big tech é visto pelo mercado como uma opção de peso para agilizar o processo de transformar o nome de um domínio em endereço IP. De acordo com as informações divulgadas, as páginas da web também carregam de forma mais ágil, sem contar que a navegação também fica mais rápida.
Outro ponto que chama atenção é o fato de ele ser fornecido pela Google. Devido a esse fator, pode-se considerar um recurso confiável e uma experiência livre de dor de cabeça. Segundo o portal Olhar Digital, para usar o DNS gratuito do Google é preciso seguir um processo por meio de alguns passos.
Como habilitar o DNS gratuito do Google no Windows?
No Windows, basta buscar pelo menu de configurações, pesquisar por “Rede e Internet” e depois clicar em “Alterar opções de adaptador”. Assim, ao clicar com o botão direito do mouse, um menu será exibido e o usuário deve clicar em “Propriedades”. Nesse ponto, o sistema pode pedir uma senha. O passo seguinte consiste em alterar as configurações do Protocolo IP na opção “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)”. Por fim, é preciso habilitar o DNS com os endereços: primário (8.8.8.8) e secundário (8.8.4.4.).
Na publicação do portal mencionado, é possível ver um passo a passo mais detalhado de como fazer todo o processo no computador da Apple, além dos celulares com sistema Android e iOS e roteador. Vale a pena dar uma conferida.