‘Vê dois para a viagem’: você comeria o chamado ‘ovo milenar’?

Rotineiramente usado como ingrediente e sendo facilmente encontrado nos supermercados, o ovo milenar chama a atenção de quem vê. Conheça o seu método de preparo.



Nas redes sociais, vídeos de pessoas experimentando alimentos dos mais diversos costumam viralizar. Em março, uma usuária chamada ‘voceprecisaprovar’, com mais de 4 milhões de seguidores, postou um vídeo que já está com mais de 30 mil curtidas.

Veja também: Se identificar uma mancha vermelha no ovo, PARE o que estiver fazendo

Na publicação em questão, ela experimentou o ovo milenar, também referido como ovo centenário. O prato é conhecido como “Peedan”, sendo uma iguaria chinesa tradicionalmente consumida na culinária local. Afinal, quais suas características?

Como é feito o ovo milenar?

Ovo Milenar

Em suma, o ovo milenar é produzido por meio de um processo de preservação de um ovo de pata, galinha ou gansa em uma mistura de argila, cinzas, sal e cal. O tempo de conservação varia. Tradicionalmente, costuma ser em torno de 100 dias.

Sua aparência única costuma chamar a atenção daqueles que o veem pela primeira vez. Em relação ao seu sabor, um museu que expõe diversas comidas exóticas ao redor mundo, o disgusting food museum, tirou a dúvida do público que quer saber sobre o seu gosto e outros detalhes.

Ele é gostoso?

À primeira vista, é dito que eles são conhecidos por terem um forte cheiro sulfúrico causado pela presença de bactérias do ácido láctico nas cascas do ovo. Além disso, as bactérias conseguem produzir ácido acético quando metabolizam os açúcares das claras.

Prosseguindo, o ácido causa a formação de bolhas de dióxido de carbono na casca do ovo, que acaba o tornando mais poroso e mais fácil de absorver a umidade. Assim sendo ele fica mais macio e cor mais escura. Para mais informações, acesse o hiperlink da página.

Referente ao gosto, é descrito como um ovo cozido demais, um pouco mole e com um sabor que comparam ao cogumelo, consoante a descrição da explicação do ovo milenar.

Por fim, a explicação do museu consta que eles são ricos em vitaminas e minerais e acompanham altas concentrações de vitamina A e cálcio. Alguns comentam que o seu consumo ajuda a prevenir o câncer e doenças cardíacas.

Simultaneamente, o enxofre que marca presença no ovo milenar pode ter efeitos negativos, como se acumular nas artérias e causar inflamação dos vasos sanguíneos, caso consumido frequentemente consoante o dito no conteúdo original.

E aí, teria coragem de experimentar?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário