O WhatsApp decidiu inovar mais uma vez e está lançando um novo recurso para a privacidade para os seus usuários. Com a nova atualização, será possível adicionar uma camada extra na proteção dos dados. A novidade surgiu após o anúncio de uma nova interface para a sua guia de comunidades, disponibilizada para no beta para iOS e Android.
Leia mais: Proteja suas conversas: aprenda a ativar o modo anônimo no WhatsApp
Dessa forma, o mensageiro iniciou, nos últimos meses, o teste de um novo recurso destinado às comunidades, com o objetivo de preservar a privacidade dos usuários que entram em grupos de anúncio. Agora, a nova ferramenta garante que o número do usuário continue oculto para os demais participantes dos grupos.
Em outras palavras, assim que um novo participante entrar na comunidade, a lista de usuários é automaticamente ocultada do grupo de anúncios; contudo, os participantes não podem enviar mensagens no grupo em questão, visto que essa atitude faria com que o seu número de telefone fosse revelado.
Nova ferramenta do WhatsApp
O novo recurso de privacidade do número de telefone pode ser visto nas informações do grupo da comunidade. Ao selecionar essa opção, um alerta irá informar aos usuários de que o seu número de telefone está visível somente para os administradores da comunidade e também para pessoas que têm o seu contato salvo.
Desse modo, o recurso irá ocultar o número do usuário, impedindo que os demais participantes vejam o número completo na conversa. No caso de reação a uma mensagem, o número completo do telefone não ficará visível para os demais participantes do chat, permitindo então uma interação completamente anônima.
Além disso, caso o usuário que ocultou o seu número deseje entrar em contato privado com outro membro da comunidade, será preciso enviar uma solicitação para compartilhar o seu número com a outra pessoa. Até o momento, o novo recurso está sendo testado por usuários da versão beta do WhatsApp, mas a previsão é de que ele seja disponibilizado gradualmente para um número maior de usuários.