O hábito de lavar os lençóis com menos frequência do que o recomendado é uma prática que muitas pessoas adotam sem perceber. Contudo, existem consequências para a saúde e a higiene do ambiente. Gradualmente, o lençol acumula sujeira, poeira, ácaros e resíduos corporais. Sendo assim, esses agentes podem se tornar fontes de problemas alérgicos e respiratórios, que resultam em doenças.
Veja também: Revelado o truque dos melhores hotéis para limpar a cama: adeus, ácaros e bactérias!
O que acontece se você não lavar o lençol?
Se os lençóis não forem lavados regularmente, o acúmulo de suor, óleos naturais da pele e células mortas cria um ambiente úmido. Nesse caso, é propício para o crescimento de bactérias e outros microrganismos que causam malefícios.
Esses seres microscópicos, ou seja, que não são vistos a olho nu, atrapalham a vida de quem é sensível. Entre alergias atópicas, dificuldade na respiração e agravamento de crises no sistema cardiorrespiratório, você adoece.
Lave a sua roupa de cama uma vez por semana
Uma pesquisa alarmante realizada pela empresa Happy Beds chamou a atenção ao coletar informações de um grupo de clientes. Ao realizar uma visita prestando serviço de higienização, coletaram amostras das matérias presentes na superfície.
Os resultados foram surpreendentes, porque um lençol chega a abrigar até 49 vezes mais bactérias do que uma tigela de ração de cachorro. Isso ressalta a importância vital de manter uma rotina de lavagem adequada.
Quem divide o lençol com o parceiro ou recebe visitas, precisa aumentar o número de lavagens. Para quem deseja ter mais praticidade, vale a pena levar todas as peças de roupa de cama até uma lavanderia especializada.
Use os produtos corretos na máquina de lavar
Ao usar a máquina de lavar, é essencial escolher os produtos corretos para a lavagem dos lençóis. Utilizar sabão em pó ou líquido adequado preserva a qualidade dos tecidos, que precisam ser leves e macios.
Observe sempre a etiqueta que oferece recomendações sobre lavagem, secagem e outros processos que ficam restritos ao tipo de material aplicado nas fibras.