Quem já não viveu ou presenciou uma discussão de casal? Às vezes, sem nem perceber, falamos coisas que acabam por alimentar ainda mais o conflito. No calor da emoção, podem surgir frases tóxicas que causam estragos na relação.
Leia também: Empatia no amor: 5 dicas para nutrir sua relação e fugir do temível término
Hoje, com o auxílio dos conselhos de uma psicóloga de Harvard, vamos discutir sobre cinco dessas frases e como podemos evitá-las para alimentar um relacionamento saudável.
5 frases tóxicas em discussões de casal
1. “Eu estava apenas brincando”
Essa é uma tática comum usada para escapar da responsabilidade depois de dizer algo ofensivo ou doloroso. Neste caso, é importante lembrar que, se uma “brincadeira” machuca, ela perdeu seu caráter lúdico. Aqui, uma resposta apropriada poderia ser:
- “Isso não foi engraçado para mim e machucou meus sentimentos”.
2. “Se você me amasse, faria isso por mim”
Essa é uma maneira manipulativa de forçar alguém a fazer algo que não se sente confortável em fazer. Se você se deparar com uma situação assim, é importante reafirmar seus limites, dizendo algo como:
- “O fato de eu não me sentir confortável com isso não tem nada a ver com o quanto eu te amo”.
3. “Isso é tudo culpa sua”
Essa frase é um jeito de jogar toda a responsabilidade para o outro, sem assumir a própria parcela na situação. Lembre-se, você nunca é responsável pelo comportamento de outra pessoa. Uma resposta apropriada seria:
- “Seu comportamento é um reflexo de suas escolhas, não das minhas”.
4. “O verdadeiro problema aqui é…”
Esta frase é muitas vezes usada para desviar a atenção do problema real e focar em outra coisa. A sugestão da psicóloga de Harvard é manter o foco, respondendo com:
- “Estou disposto a falar sobre qualquer coisa, mas agora o problema que tenho é este”.
5. “Todo mundo concorda comigo, menos você”
Essa tática é usada para fazer a outra pessoa se sentir isolada ou errada. Mas lembre-se, cada pessoa tem sua perspectiva única. Uma resposta apropriada seria:
- “Eu gostaria que você falasse por si mesmo e não por outras pessoas”.
Lembre-se, uma discussão de casal não é uma guerra onde um deve vencer e o outro perder. Por isso, sempre preste atenção nas suas palavras e no impacto que elas podem ter.