É claro que dispor alguns itens de uso pessoal em um lugar de fácil acesso é prático e conveniente. No entanto, vale lembrar que algumas superfícies estão cheias de microrganismos que levam a diversas doenças. Desse modo, você deve começar a observar seus hábitos e ações pontuais em casa. Não negligencie a sua saúde, pois os espaços com muita umidade reúnem bactérias e vírus perigosos.
Veja também: Sem grana para odorizadores? Tente perfumar o banheiro com papel higiênico
Conheça os itens que precisam ficar longe da pia do banheiro
1. Escova e pasta de dente
Considerando que esses materiais entram em contato com a boca, em lugares úmidos, acabam atraindo germes. Proteja-se de infecções bucais e desconfortos no estômago deixando sua escova e pasta em um reservatório próprio, em uma área seca e bem ventilada.
2. Joias e bijuterias
Não importa se é original, banhado a ouro ou de aço inox, brincos, colares e outros acessórios precisam ser protegidos. Em meio a luz e excesso de água, acabam se oxidando rapidamente, assumindo um aspecto envelhecido.
3. Perfumes e cosméticos
Enquanto o perfume perde o seu cheiro e fixação, os cosméticos podem perder o princípio ativo, principalmente aqueles que têm funções específicas. Da mesma forma, a umidade interfere no prazo de validade desses produtos, levando ao desperdício.
4. Celular e aparelhos eletrônicos
Você consegue evitar muitos acidentes e prejuízo financeiro ao ficar sem o celular no banheiro. Entre o risco de queda e curto-circuito, é importante ressaltar que água nunca combinou com eletricidade, exceto o chuveiro elétrico. Mesmo que não seja de imediato, a longo prazo a tela fica danificada por infiltração.
5. Lâmina de barbear
É muito fácil se cortar com a lâmina de barbear, sendo assim, ao encostar em um local propício ao desenvolvimento de microrganismos, você corre o risco de se infectar. Além dos cortes, reações alérgicas tendem a ficar piores dependendo da substância absorvida. Procure usar a lâmina e descartar.