6 sobrenomes comuns hoje em dia, mas que já foram motivo de piada antes

Descubra a origem e o significado de 6 sobrenomes que podem causar curiosidade, surpresa ou vergonha. Surpreenda-se com as histórias.



Você já se perguntou qual é a origem dos seus sobrenomes? Muitas vezes, eles podem revelar um pouco da nossa história, cultura e até mesmo personalidade. Mas nem sempre eles são tão comuns ou simples quanto parecem. Alguns sobrenomes podem causar curiosidade, surpresa ou até mesmo vergonha para quem os carrega.

Veja também: Nobre e não sabe: quem tem estes 5 sobrenomes possui um pezinho na realeza

Atualmente, há pelo menos 6 sobrenomes que muitas pessoas ainda usam no Brasil, mas que um dia já se envergonharam de tê-los. Para entendê-los melhor é preciso saber seus significados e origens e, claro, compreender que não há motivo para se sentir mal por ter um nome de família diferente. Confira!

Sobrenomes com significados curiosos:

  1. Pinto

Considerado um dos sobrenomes mais populares do Brasil, mas também um dos mais zoados, o sobrenome Pinto pode ter uma conotação sexual, referindo-se ao órgão genital masculino. Contudo, você sabia que esse sobrenome tem uma origem nobre?

Isso mesmo! Pinto vem do latim pinctu, de pinctare, que significa pintar. Esse era o apelido de um cavaleiro medieval chamado Gonçalo Mendes da Maia, que ficou conhecido como “o Lidador” por suas façanhas militares. 

Além disso, ele tinha o costume de pintar seu escudo com as cores de sua família, e por isso recebeu o cognome de Pinto.

  1. Rocha

Já Rocha ou de Rocha pode parecer um sobrenome estranho, afinal, quem quer ser chamado de pedra? No entanto, esse nome tem uma origem muito antiga e prestigiosa. Isso porque Rocha é um toponímico português, ou seja, que indica a origem geográfica de uma pessoa. 

Em outras palavras, esse sobrenome vem de uma das famílias mais antigas de Portugal, que descendia de D. Paio Guterres da Silva, um nobre que viveu no século X, ou seja, ele era senhor de uma terra chamada Rocha, que ficava em uma região rochosa.

  1. Madeira

Outro sobrenome toponímico português é Madeira, que indica a procedência de uma pessoa. Então, ele vem do latim materia, que significa “tronco das árvores”, “matéria de alguma coisa feita”. Esse nome pode ter sido dado a alguém que trabalhava com madeira, como carpinteiro ou marceneiro.

Do mesmo modo, Madeira também pode se referir à ilha da Madeira, um arquipélago português no Atlântico. Nesse caso, o sobrenome pode indicar que a pessoa ou seus ancestrais eram naturais, ou moradores dessa ilha.

  1. Leite

Muito comum no Brasil, mas também pode causar estranheza para quem o tem. Porém, esse nome tem uma história curiosa. Isso porque Leite vem do latim lacte, que significa “leite”. 

Isto é, esse era o apelido de Álvaro Peres, um cavaleiro castelhano que viveu no século XII. Além disso, ele era conhecido como “Leite Coito” porque gostava muito de leite fervido. Ele foi o fundador da família Leite em Portugal.

  1. Amado

Um sobrenome bonito e carinhoso, mas também pode ser motivo de piada para quem o tem. Apesar disso, Amado tem um sentido nobre e religioso. Isso porque Amado vem do latim Amatus ou Amator, que significa “que é para amar” ou “digno de ser amado”. 

Surpreendentemente esse era o nome de vários santos da Igreja Católica, como São Amato de Remiremont e São Amador de Auxerre. Assim, o sobrenome Amado tem origem ibérica e se espalhou por Portugal e Espanha.

  1. Dores

Por fim, Dores é um sobrenome triste e doloroso, mas também tem uma origem religiosa e devota. Ele vem do espanhol Dolores, que significa literalmente “dores”. Esse nome faz referência às sete dores de Maria, a mãe de Jesus Cristo. 

Dessa maneira, as dores são: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda do menino Jesus no templo, o encontro de Jesus carregando a cruz, a crucificação e morte de Jesus, a descida da cruz e o sepultamento de Jesus. O sobrenome Dores é comum na Espanha e em países de língua espanhola.

 




Voltar ao topo

Deixe um comentário