60 segundos: ativar função do Gmail que protege de golpes é rápido

Com os golpes de phishing mais frequentes, é importante contar com qualquer proteção extra. Veja como ativar função no Gmail.



Segundo as informações do relatório Spam e phishing em 2022, criado pela empresa especializada em desenvolvimento de software de segurança cibernética, a Kaspersky, os brasileiros são os que mais sofrem com ataques de phishing. O país contabiliza cerca de 76 mil tentativas de fraude. Proteja a sua conta Gmail!

Leia mais: Golpe BBB: 7 dicas para encontrar câmeras escondidas em lugares privados

No geral, a população pode contar com algumas medidas para se proteger.

Uma delas é o recurso que o Google acabou de adicionar ao Gmail. A ferramenta, já disponível, promete uma proteção adicional contra a prática maliciosa que visa obter dados pessoais, senhas e números de cartão de crédito por meio de e-mail com conteúdo duvidoso.

Segundo as informações divulgadas, o novo mecanismo da big tech atua da seguinte forma: o recurso executa uma verificação de segurança em tempo real e, assim, aponta quais sites, downloads e até extensões podem ser potencialmente perigosas. Basicamente, é como um farejador que detecta as tentativas de golpe que podem vir dos endereços eletrônicos. Bacana, não é verdade?

Como ativar a funcionalidade do Gmail?

Para ativar a função, é importante clicar no botão “navegação segura aprimorada”. Inclusive, o dispositivo está aparecendo para alguns usuários em uma mensagem acima da caixa de entrada da plataforma, como uma tentativa de incentivar os internautas a ativar a funcionalidade assim que possível.

A gigante da tecnologia explica na notificação que, ao ativar o recurso, a pessoa será avisada quando estiver prestes acessar uma página perigosa, além disso, irá receber mais proteção contra os links perigosos nos aplicativos do Google, sem contar que a detecção de phishing e malware está aprimorada.

Quem deseja ativar o recurso para também manter o Google Chrome a salvo, pode colar o seguinte endereço: chrome://settings/security em seu navegador e, assim, optar pela nova opção de proteção, substituindo a alternativa padrão. Vale ressaltar que manter ativo a autentificação de dois fatores ou usar o Google Authenticator torna a sua conta praticamente blindada contra invasões, ciberataques ou golpes.

Por isso, vale separar um tempo para checar se as suas configurações de segurança estão atualizadas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário