O mundo conheceu, no final da semana passada, o novo SUV da Hyundai com a apresentação mundial da quinta geração do Santa Fe. O modelo se diferencia significativamente da sua versão anterior, que esteve disponível no mercado nacional entre 2018 e 2020.
Leia também: Seres, marca de SUV elétrico chinês, chega ao Brasil e cria um ‘boom’ no mercado
Apesar de manter o nome, se trata de um SUV completamente novo, trazendo sete lugares, uma motorização híbrida e um conjunto de tecnologias inovadoras, bem como recursos de conforto e conveniência.
O lançamento global do novo SUV Hyundai Santa Fe foi transmitido a partir da região de Santa Fe, nos Estados Unidos, para os principais mercados ao redor do mundo. O modelo adota o conceito da marca “Open for More”, que se reflete em mudanças radicais no design, focando na nova porta traseira ampla. Essa característica permite uma interação mais fluida entre o interior e o exterior do veículo, criando uma extensão de experiências para os ocupantes.
A inovação não para por aí: o novo Santa Fe também incorpora uma área do porta-malas que pode ser convertida em um terraço aberto, proporcionando a oportunidade de aproveitar atividades ao ar livre com conforto.
Isso é possível graças à maior distância entre eixos e ao ângulo de abertura ampliado da porta traseira. O design exterior do SUV foi cuidadosamente desenvolvido, buscando uma presença poderosa que se encaixa tanto em ambientes urbanos quanto em cenários naturais.
Design e tecnologia se unem no novo SUV da Hyundai
No interior do carro, a ênfase está em elementos de design horizontal e vertical, com destaque para o inovador display panorâmico curvo de 12,3 polegadas, que abrange o painel de instrumentos digital e o sistema de infoentretenimento.
A Hyundai também focou na funcionalidade, apresentando recursos de conveniência como uma bandeja de esterilização UV-C para objetos como smartphones e carteiras, além de um sistema de carregamento sem fio duplo.
A distância entre eixos alongada permitiu melhorias significativas no espaço habitável, especialmente nas fileiras de assentos posteriores, tornando o SUV apropriado para acomodar até sete passageiros com conforto. Além disso, a empresa priorizou o conforto dos ocupantes, introduzindo recursos premium, incluindo um assento de relaxamento na primeira fileira que simula a sensação de “gravidade zero”.
Quanto à propulsão, o novo Santa Fe oferece diversas opções de motores, dependendo da região. Entre elas, estão um motor híbrido turbo a gasolina de 1.6 litro (Gamma III 1.6T GDI HEV) com potência máxima de 180 cv, e um motor turbo a gasolina de 2.5 litros (Theta III 2.5T GDI) que produz 281 cv de potência.
O lançamento nos mercados norte-americano e europeu está programado para o primeiro semestre de 2024, após a introdução na Coreia em agosto deste ano.