Escolher o lugar ideal para viver é uma busca que exige muita cautela e pesquisa. São muitos fatores a considerar, desde a qualidade de vida até as oportunidades profissionais. Para te auxiliar nessa jornada, reunimos as 15 melhores cidades brasileiras para que você encontre o seu cantinho perfeito!
Leia mais: 64,4% dos trabalhadores afirmam que a qualidade de vida piorou ao voltar para o presencial
Primeiro, faça uma pesquisa minuciosa sobre a cidade. A economia local, índices de desenvolvimento humano, taxa de criminalidade e ofertas de emprego são detalhes fundamentais nesse momento. O custo de vida também é relevante, pois é o que irá garantir que o seu orçamento estará em sintonia com os gastos previstos.
15 melhores cidades brasileiras
A infraestrutura conta muito, assim como a qualidade da educação, principalmente se você tem filhos. Não se esqueça de verificar a segurança da cidade, conferindo as taxas de criminalidade. Tudo isso deve pesar na sua decisão. Agora que você já sabe o que observar antes de fazer a escolha, conheça algumas das cidades que se destacam:
1) Maringá (PR): conta com um excelente balanço nos índices de educação, segurança, sustentabilidade e saúde, além de alta qualidade no abastecimento de água e esgoto.
2) Jundiaí (SP): ótimos índices de educação e saneamento, com baixa taxa de mortalidade infantil e homicídios.
3) São José do Rio Preto (SP): destaque no agronegócio e ampla estrutura na área da saúde, com índices acima da média nacional.
4) Piracicaba (SP): cidade diversificada com ênfase na produção de álcool e açúcar, além disso, tem uma forte economia industrial.
5) São José dos Campos (SP): economia diversificada está sempre atraindo trabalhadores de toda a região. A sua localização fica próxima à capital paulista.
6) Franca (SP): estrategicamente localizada e com relevante indústria do café, gera muitos empregos.
7) Curitiba (PR): melhor capital para se viver, com destaque na área da saúde. É cercada por áreas verdes.
8) Taubaté (SP): desenvolvimento no comércio, indústria e setor de serviços, com impacto em toda a região.
9) Campinas (SP): um dos maiores polos comerciais e industriais do país, representando 1% do PIB nacional.
10) Vitória (ES): capital com alta qualidade de educação, expectativa de vida e renda dos moradores.
11) Cascavel (PR): potência do agronegócio produzindo aves, soja e outras criações. Tem um setor turístico em crescimento.
12) Limeira (SP): destaque no cultivo de cana-de-açúcar e mudas cítricas, tem ótima infraestrutura e educação.
13) Santos (SP): cidade famosa do litoral, com elevado IDH e segurança, além disso, tem o maior porto da América Latina.
14) Sorocaba (SP): acolhedora para pessoas mais velhas, sede de grandes empresas e referência em saúde.
15) Belo Horizonte (MG): diversidade comercial, vida noturna agitada e alta cobertura de atenção básica.