À procura do tesouro: moedas brasileiras são valiosas e prometem uma fortuna

Avaliar o valor de uma moeda exige conhecimento dos vários aspectos considerados pelo mercado. Aprenda a identificar uma raridade e faça fortuna.



Vender moedas valiosas tem se tornado uma prática cada vez mais comum no Brasil. Para muitas pessoas, é uma oportunidade de ganhar dinheiro de forma fácil ou simplesmente de praticar o desapego e ainda lucrar com isso. Veja como identificar se você tem moedas valiosas em casa e aprenda a avaliar o valor delas. Fature uma fortuna!

Leia mais: Veja quais são as moedas valiosas de 50 centavos que podem chegar a valer até mil e 800 reais

Ganhe uma fortuna com moedas

Engana-se quem pensa que apenas moedas antigas têm um alto valor no mercado. Não! Elas se tornam raras principalmente quando estão em menor quantidade em circulação. Por exemplo: as moedas criadas para datas comemorativas, que foram produzidas em quantidades limitadas, também tendem a se tornar valiosas.

Como avaliar o valor de uma moeda?

Até mesmo os erros de produção podem fazer com que o dinheiro valha ainda mais.

Na Europa, por exemplo, a venda de moedas assim é muito comum. Por aqui, antes de esse mercado ficar tão aquecido, algumas pessoas que já entenderam o valor de certas moedas e cédulas conseguiram comprá-las por preços mais baixos e, agora, estão lucrando com a venda valorizada ou exibindo tudo em suas coleções.

Em muitos casos, o lucro é certo! Para fazer um bom negócio, é importante acompanhar sempre os sites e comunidades de numismatas. Para saber se você tem uma moeda valiosa em casa, deve, antes de tudo, conferir aquelas que estão no seu cofrinho e fazer algumas pesquisas pela internet.

Por exemplo: a famosa moeda de um real tem alguns exemplares que podem valer até R$ 500. Um grande exemplo são aquelas lançadas para as Olimpíadas. A moeda da Bandeira é a mais valiosa.

Parando e observando a classificação delas, as pessoas avaliam se elas não apresentam sinais de uso ou desgastes aparentes. A condição de flor de cunho também atribui ainda mais valor. São aquelas moedas novas que nunca chegaram sequer a circular.

Os colecionadores avaliam todos os aspectos para definir se ela está bem conservada, sem sinais de uso ou danificada. No geral, aquelas que são raras tendem a ter o maior valor, justamente devido à sua escassez no mercado.

Quanto mais difícil de encontrar, maior será o preço dessas moedas. Então, se você acredita que tem alguma moeda valiosa em casa, é bom conferir as demandas do mercado e avaliar o seu verdadeiro valor com um especialista. Pode ser que você fature uma boa quantia ou transforme uma simples moeda em uma pequena fortuna.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário