Um novo ranking que destaca os lugares mais seguros do Brasil foi divulgado pelo portal imobiliário MySide, e os resultados estão causando surpresa, sobretudo pelos estados listados no Top 10.
Leia também: Só as melhores: ranking cria TOP 10 marcas de cafés no mercado
A pesquisa utiliza dados do Anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil, com base em informações do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ranking foi criado com base na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes.
Na lista, Santa Catarina foi classificado como o estado mais seguro do país, apresentando uma taxa de homicídios de 8.6 a cada 100 mil habitantes. São Paulo, com 11.3, e Minas Gerais, com 14, fecham o pódio ocupando a segunda e terceira posições respectivamente.
Confira o ranking dos lugares mais seguros do país
No total, foram analisados mais de 1,5 milhões de óbitos ocorridos em todo o país, abrangendo todos os municípios, durante o ano de 2022. Veja, abaixo, os 10 estados mais seguros do Brasil e os lugares de destaque em segurança.
1 – Santa Catarina
De acordo com o Anuário de 2023, Santa Catarina é considerado o estado mais seguro do Brasil. Com uma média de 8,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes, o estado está bem abaixo da média nacional, que é de 24,9. Florianópolis, sua capital, também conquistou o título de capital mais segura, com uma taxa de 9,5, uma diferença de 8 pontos em relação à segunda colocada, São Paulo.
2 – São Paulo
São Paulo, é o estado mais populoso do país, mas apenas o segundo mais seguro. As taxas de homicídios ficaram abaixo da média nacional, com 11,3 a cada 100 mil habitantes. Por lá, os destaques em segurança vão para cidades como Salto, Várzea Paulista, Botucatu e Indaiatuba contribuíram para manter a média da região em um patamar baixo.
3 – Minas Gerais
Outro estado seguro que ocupa a terceira posição é Minas Gerais. O estado apresentou uma taxa de homicídios de 14,0, bem próxima à de São Paulo. A capital do estado, Belo Horizonte, ficou em 8° lugar na classificação das capitais mais seguras.
4 – Distrito Federal
Outro local seguro para morar é o Distrito Federal, sobretudo Brasília (no Plano Piloto). Com quase 4 milhões de habitantes em toda a região, a taxa média de homicídios a cada 100 mil habitantes é de 14,2.
5 – Rio Grande do Sul
Além de Santa Catarina, o sul do Brasil também está representado pelo Rio Grande do Sul. O estado ficou na 5ª posição, com uma taxa de 17,7. Embora um pouco mais alta do que a dos quatro primeiros colocados, essa taxa ainda é menor do que a média nacional, que é de 24,9. No que diz respeito às capitais, Porto Alegre ocupou a 11ª posição no quesito segurança.
6 – Mato Grosso do Sul
Em 6° lugar, encontramos o Mato Grosso do Sul. A taxa de homicídios nesse estado foi de 20,5 a cada 100 mil habitantes. Campo Grande, a capital do estado, conquistou a 5ª posição na classificação das capitais mais seguras do Brasil. Três Lagoas, com uma taxa de 15,6, e Dourados, com 21,2, foram outras cidades que apresentaram uma média de homicídios menor do que a média nacional.
7 – Acre
O terceiro estado menos populoso do país ficou na 7ª posição. Foram registrados 23,1 homicídios a cada 100 mil habitantes, uma taxa ainda menor do que a média nacional. Na classificação das cidades, Rio Branco ficou na 10ª posição. Na região, a capital possui mais de 100 mil habitantes, enquanto as demais cidades são menores.
8 – Goiás
Na região Centro-Oeste, temos Goiás, que ocupa a 8ª posição, com uma taxa de 23,7. Goiânia, a capital do estado, ficou na 5ª posição entre as cidades mais seguras do Brasil com mais de 1 milhão de habitantes. Contudo, a cidade mais segura da região é Itumbiara, próxima geograficamente a Goiânia, com uma taxa de homicídios de 15,0 a cada 100 mil habitantes.
9 – Piauí
Se você deseja morar no Nordeste e está em busca do estado mais seguro, a resposta é Piauí! Essa unidade federativa ficou na 9ª posição, com uma taxa de 24,4. A capital, Teresina, ocupou a 19ª posição na classificação das capitais mais seguras. O estado possui quase 4 milhões de habitantes e apenas duas cidades com mais de 100 mil habitantes.
10 – Paraná
Outro estado do Sul que encerra o top 10 é o Paraná. A taxa média de homicídios ficou em 24,5, bem próxima da média nacional, que é de 24,9. Foz do Iguaçu, uma cidade frequentemente escolhida por turistas, é a mais segura da região. Lá, a taxa de homicídios foi de apenas 14,3 a cada 100 mil habitantes.