Açúcar no café? ESTA quantidade irá garantir o ponto certo de dulçor 

Confira a quantidade ideal de açúcar para adoçar o seu café e veja dicas para prepará-lo com perfeição.



A quantidade de açúcar no café pode ser considerada uma particularidade de cada pessoa, mas há algumas recomendações que são dadas para deixar a sua bebida no ponto ideal de dulçor. Caso você seja uma pessoa que não tem uma quantidade de açúcar no café já definida, vale a pena seguir essa dica ou adaptá-la.

Leia mais: O segredo do cappuccino de restaurante: 3 ingredientes e ele fica incrível

Até mesmo para você que já tem uma dosagem ideal, vale a pena experimentar essa recomendação. A seguir, veja quais são as sugestões dadas, de acordo com a quantidade de café que será servido. Assim, nunca mais erre no ponto.

Xícara para uma única pessoa (70 ml)

Para aquele café do início da manhã ou fim da tarde para apenas uma pessoa, a recomendação é de uma colher de chá de açúcar.

Meio litro (500ml)

A quantidade ideal para servir de cinco a seis pessoas é três colheres de sopa rasa de açúcar para adoçar.

Um litro (1000 ml)

Essa quantidade deve ser utilizada para servir um grupo grande de pessoas, ou seja, de dez a 14 pessoas. A recomendação é de cinco colheres de sopa para cada litro de café.

Como deixar o café no ponto certo?

Além de acertar no dulçor da bebida, também é importante se atentar ao processo de preparo da mesma. Para isso, veja algumas dicas que devem ser utilizadas para fazer um café realmente de qualidade.

Escolha o tipo certo 

O Brasil é considerado o maior produtor do mundo. Com isso, há inúmeras opções disponíveis cuja popularidade varia de acordo com o gosto pessoal de cada um. Apesar de tudo, é preciso se atentar a alguns detalhes, como:

  • Verificar se o café tem algum tipo de certificação;
  • Escolher embalagens que mais preservam o café;
  • Escolher a quantidade de acordo com o consumo, pois, depois de aberto, ele tende a perder gradativamente o seu aroma e sabor;
  • Optar pelo café em grãos, caso tenha como moer em casa.

Atente-se à água que será utilizada

A água que será utilizada para prepará-lo deve ser filtrada. Não deve ser fervida antes de colocar na cafeteira. Isso, porque a água de torneira tem uma grande concentração de cloro, o que pode alterar o sabor e aroma do café. Além disso, o ferver a água antes de colocá-la na cafeteira pode deixar o seu café bem amargo devido à “queima” dos grãos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário